_Cultura

Pinturas a óleo 3D virtuais simulam perfeitamente a interação entre pincel, tinta e tela

Projeto da Nvidia e Adobe faz qualquer pessoa ser um artista de verdade - obtendo até as interações entre pincel, tela e tinta.

A Nvidia e a Adobe se uniram para desenvolver um app de pintura em 3D que tem tudo para se tornar essencial para artistas modernos. O software simula com precisão a textura 3D das pinturas a óleo, e como as cerdas de um pincel funcionam para pintar uma tela.

Se você já examinou uma pintura a óleo de perto, ela não parece uma imagem em 2D plana como as que saem de uma impressora. A tinta tem profundidade e textura, e artistas frequentemente usam camadas exageradamente espessas, uma técnica chamada impasto, para adicionar outra dimensão às suas obras. Doze Girassóis numa Jarra, de Vincent Van Gogh, é um bom exemplo disso.

O sistema Wetbrush da Adobe e da Nvidia permite que artistas interajam com tintas a óleo simuladas em tempo real usando um stylus ou uma touchscreen – sem nunca precisar sujar as mãos. Ao tratar a tinta a óleo como dois tipos diferentes de partículas de simulações, o software também não exige um supercomputador para calcular as pinceladas do artista em tempo real.

A pintura virtual pode ser manchada, limpa, endurecida, a cor misturada e mais, assim como a versão real. Não apenas isso permite que amadores vejam pinturas a óleo mais de perto, como também permite a artistas mais experientes preparar peças maiores sem gastar telas. Tudo o que falta agora é uma experiência no Oculus Rift envolvendo cortar a própria orelha para todo mundo poder fingir ser o próximo van Gogh.

[Nvidia via The Verge]

Sair da versão mobile