_Tecnologia

Vendo de perto a incrível tecnologia de pontos quânticos nas TVs da Samsung

Pontos quânticos são partículas incrivelmente pequenas, variando entre 2 a 10 nanômetros, o que equivale a cerca de 50 átomos.

por Felipe Ventura

Esta semana, a Samsung anunciou novas smart TVs com pontos quânticos. Vistas de perto, elas são incríveis, lembrando muito a qualidade de imagem de telas OLED – porém com algumas vantagens adicionais. Vamos dar uma olhada nisso.

Leia mais sobre a CES 2016:
>>> Você não ouvirá os haters com esses novos fones de ouvido com cancelamento de ruído da JBL
>>> Toca-discos da Sony e Panasonic mostram as duas formas de se apostar na volta do vinil


Nós já falamos sobre essa tecnologia por aqui
, mas vale a pena revisar. Pontos quânticos são partículas incrivelmente pequenas, variando entre 2 a 10 nanômetros, o que equivale a cerca de 50 átomos.

A cor que um ponto quântico emite está diretamente relacionada ao seu tamanho: pontos menores parecem azuis, enquanto pontos maiores tendem ao vermelho.

A luz produzida por pontos quânticos pode ser ajustada de forma muito precisa para emitir a intensidade exata, o que resulta em cores mais fiéis (algo que pode ser problemático em OLEDs).

Além disso, fabricantes de TV como Sony e LG usam pontos quânticos porque eles permitem criar telas com brilho máximo mais alto, abrindo a possibilidade de oferecer suporte a HDR.

Esse é um dos destaques nas novas TVs da Samsung: todos os modelos 4K oferecem alta faixa dinâmica (HDR) com brilho mínimo de 1.000 nits, o que oferece um nível maior de brilho e contraste entre partes claras e escuras da imagem. Sem pontos quânticos, as TVs provavelmente não seriam brilhantes o suficiente para produzir o efeito HDR.

Além disso, temos o Ultra Black, que reduz a reflexão da luz na tela; a Samsung diz que a maioria dos americanos assiste TV em cômodos muito iluminados. Na feira CES, as TVs foram demonstradas em locais escuros e iluminados, sem perda de qualidade em nenhum ambiente.

A Samsung quer transformar a TV em um centro para a casa conectada. Toda TV 4K lançada este ano terá um adaptador USB gratuito da SmartThings para controlar dispositivos compatíveis: isso inclui desligar as luzes da casa, trancar as portas, ver a câmera da babá eletrônica, entre outros.

Também será possível controlar vários dispositivos com o controle remoto da TV, incluindo o Xbox One, equipamentos de TV a cabo, home theaters e mais.

As smart TVs 4K da Samsung têm um design curvo com a menor moldura do mundo, e estarão disponíveis em 49, 55 65, 78 e 85 polegadas.

Veja outros lançamentos da CES 2016:

[galeria_embeded]

O Gizmodo Brasil viajou para Las Vegas a convite da Samsung.

Sair da versão mobile