A artista excêntrica japonesa Yayoi Kusama apresentou sua nova instalação que ficará em Nova York. Ela chama-se Infinity Mirrored Room – The Souls of Millions of Light Years Away (Sala Espelhada Infinita – As Almas de Milhões de Anos-Luz de Distância).

Nesta sala, milhares de luzes LED multicoloridas ficam suspensas em diferentes alturas do teto ao chão, fazendo com que a sala seja algo parecido com a eternidade. A sala com formato cúbico e espelhos nas paredes também conta com um espelho d’água raso como piso e as luzes piscam criando um efeito estroboscópico. A artista já mostrou instalações semelhantes antes – a Infinity Mirror Room em Londres e Fireflies on the Water nos Estados Unidos – mas esta foi feita especialmente para oferecer uma experiência maravilhosamente surreal para os visitantes.

ku-xlarge

Foto: Delissa Handoko

ku-xlarge (2)

Foto: ae_jones

ku-xlarge (3)

Foto: Brooklyn Architect

ku-xlarge (4)

Foto: Daniel (danhollis6767)

Em Love is Calling, uma sala espelhada e escura é iluminada por formas tentaculares infláveis – cheias dos pontos característicos da artista – que vão do chão ao teto e gradualmente mudam de cores.

Esta não é apenas uma bela experiência visual, ela também é auditiva. A gravação de Kusama recitando um poema em japonês toca continuamente. A instalação esteve em Tóquio no começo do ano e esta é a primeira vez que ela chega aos Estados Unidos.

ku-xlarge (9)

Foto: Brooklyn Architect

ku-xlarge (8)

Foto: Jess Gardner

ku-xlarge (7)

Foto: Brooklyn Architect

ku-xlarge (6)

Foto: jessieeeeeeeeee

ku-xlarge (5)

Foto: Josef Pinlac

Além das salas, a exibição da artista inclui 27 novas pinturas de larga escala. Ela ficará em exposição até o dia 21 de dezembro em Nova York – caso você esteja por lá nesse tempo, vale a pena dar uma conferida.

Alice Yoo é a fundadora do My Modern Metropolis, um blog sobre arte e design e onde este post apareceu originalmente.