Greg White fotografou alguns dos lugares mais remotos e incomuns do mundo. O fotógrafo do Reino unido publicou ensaios fotográficos de Chernobyl, Svalbard e até do CERN. Mas para este mais recente projeto, ele descobriu um mundo alienígena dentro dos confins ordinários do seu planeta natal: os laboratórios onde satélites são construídos.

Trabalhando com apoio da Audi Magazine, White viajou para duas das maiores “fábricas” de satélites do Reino Unido, os laboratórios onde engenheiros constroem e preparam as espaçonaves que orbitam nosso planeta. Uma das instalações, Astrium, é uma subsidiária da Companhia Europeia de Defesa Aeronáutica e Espaço (EADS, na sigla em inglês). A outra, SSTL em Surrey, também é pertence parcialmente à EADS. A Astrium é um nome importante na indústria espacial – eles contam com quase 20.000 empregados na sede europeia, e estão trabalhando em tudo, desde aeronaves tripuladas comerciais a satélites que podem consertar naves com defeito.

original (4)

Dar uma olhada dentro dessas instalações é algo fascinante. Esses espaços parecem extraterrestres, com trabalhadores montando máquinas inconcebivelmente complexas.

original (5) original (6)

Enquanto isso, sensores são calibrados em câmaras anecoicas completamente silenciosas, cobertas por espumas acústicas:

original (7)

Estes espaços são totalmente esterilizados – até pequenos pedaços microscópicos de poeira poderiam mexer com a calibragem das peças de trabalho por aqui, ou causar danos catastróficos durante decolagens. Mas mesmo as técnicas de limpeza extrema usadas dentro dos laboratórios não conseguem matar tudo: a Agência Espacial Europeia recentemente revelou que mantém sua própria coleção de super-bactérias que sobreviveram a processos de construção de aeronaves.

Muitos dos projetos de White focam em climas formidáveis que estão a milhares de quilômetros de distância da civilização. Não este aqui – e é fascinante ver que ambientes assim existem entre nós, em cidades e subúrbios, escondidos dentro de galpões e laboratórios como este.[Greg White;Collate]