_Smartphones

Por dentro do Samsung Galaxy S4: fácil de consertar

A Samsung mexeu pouquíssimo no design exterior do Galaxy S4. O case de plástico pode não se destacar muito, mas como o teardown do iFixit mostra, é por isso que você consegue substituir quase todas as suas peças sem causar dano ao smartphone. O design com corpo unificado de alumínio de dispositivos maravilhosos como o […]

A Samsung mexeu pouquíssimo no design exterior do Galaxy S4. O case de plástico pode não se destacar muito, mas como o teardown do iFixit mostra, é por isso que você consegue substituir quase todas as suas peças sem causar dano ao smartphone.

O design com corpo unificado de alumínio de dispositivos maravilhosos como o HTC One e o iPhone acabam se tornando um grande problema para aqueles que gostam de consertar o próprio aparelho. Esses celulares são fechados e suas entranhas difíceis de se mexer, e mesmo com ferramentas adequadas e algum conhecimento do assunto você corre o risco de quebrar alguma coisa.

Chegar às entranhas do Galaxy S4, por outro lado, é simples. Muito por causa do seu design: a tampa traseira pode ser retirada para você trocar a bateria sem precisar de nenhuma ferramenta extra. A partir daqui, você pode tirar todas as outras partes removendo apenas 11 parafusos.

Eis como é a parte frontal da placa-mãe que mostra o modem Qualcomm 3G GSM/UMTS/LTE (vermelho) e a Samsung 2GB LPDDR3 RAM (verde) (A CPU Qualcomm Snapdragon 600 1.9 GHZ está atrás da unidade de memória).

Na parte traseira da placa-mãe encontramos coisas bacanas como o chip de sete bandas 4G LTE da Qualcomm (laranja) e o chip NFC Broadcom (verde). (Há mais detalhes sobre outros componentes destas imagens assim como todas as peças da câmera no teardown do iFixit.)

 

Assim que você chega nessa parte, no entanto, a cirurgia fica um pouco mais complicada. Os componentes internos são modulares então você consegue substituí-los individualmente, mas eles estão colados, o que dá um pouco de trabalho para soltar. E é bom você não quebrar o painel de vidro que está preso à tela AMOLED e à moldura do telefone. Mas no geral, se você quiser reparar, o iFixit mostra como fazer, e você consegue fazer muito mais do que em outros smartphones disponíveis por aí.

O Samsung Galaxy S4 chega ao Brasil na semana que vem. A Samsung fará uma evento de comemoração do seu lançamento na terça-feira, dia 30 de abril, e o Gizmodo Brasil estará lá para trazer todos os detalhes sobre preço e outras coisas. [iFixit]

Sair da versão mobile