Cientistas descobriram o motivo pelo qual a temperatura do nosso corpo é de 37°C. Aparentemente, este é um equilíbrio perfeito, por ser quente o bastante para evitar infecção por fungos, mas não quente demais a ponto de termos que comer sem parar, pra manter nosso metabolismo.

Os cientistas sempre se perguntaram porque mamíferos avançados são tão quentes, comparados com outros animais. E este pode ser o motivo! O número de espécies de fungos que conseguem sobreviver e infectar um animal cai em 6% para cada 1°C a mais na temperatura do corpo. Então quanto maior a temperatura, mais o corpo evita infecções por fungos. Mas existe uma temperatura ideal?

[Os cientistas] criaram um modelo matemático que analisou os benefícios ganhos por temperaturas do corpo que protegem [o organismo] de fungos versos o custo – na forma de maior consumo de alimento – necessário para manter a temperatura do corpo entre 30° e 40°C. A temperatura ótima para maximizar os benefícios e minimizar os custos é de 36,7°C, que se aproxima bastante da temperatura normal do corpo humano.

Parece que fomos feitos assim por um motivo – nós e todos os mamíferos com temperatura ao redor dos 37°C! [Science Daily via Neatorama]

Crédito da imagem: George House Trust