O fotógrafo japonês Kent Shiraishi é o autor de uma fotografia agora conhecida por milhões de pessoas como o papel de parede do OSX Mountain Lion – o equivalente aos campos de grama verde do Windows XP. Mas muitas dessas pessoas que apreciam o trabalho de Shiraishi não conhecem a história fascinante por trás dele.

A Aoi Ike – ou Lagoa Azul – é localizada em Biei, uma ilha japonesa em Hokkaido, a cerca de oito quilômetros de distância de um vulcão ativo chamado Monte Tokachi.

original (3)

Posicionado diretamente no circulo de fogo, Tokachi é um ponto formidável, com bastante desenvolvimento ao seu redor. Em 1989, a prefeitura da cidade iniciou um ambicioso projeto de infraestrutura para proteger Biei dos danos que a lava e deslizamentos de terra podem causar após uma erupção. Isso incluiu o represamento de lugares como esse, criando lagos no processo.

original (4)

A Lagoa Azul ganha muita atenção por causa da sua cor azul cintilante – que pode mudar para um verde em certas condições de luz. De acordo com o Spoon & Tamago, o efeito é causado devido à presença de coloide – uma mistura microscópica – de hidróxido de alumínio, um mineral natural usado para fazer antiácidos. Essas partículas refletem a luz azul (um fenômeno similar ao que faz o céu ser azul) muito bem, o que significa que elas podem mudar dramaticamente com luz.

original (5)

Shrashi – que vive em Biei – voltou à Lagoa Azul em outubro para fotografar a primeira nevasca do ano. Você pode conferir todas as imagens no Facebook. [Spoon & Tamago]