Quem é dono de um iPhone ou iPod Touch pode baixar o iOS 4 e atualizar seu aparelho. Mas tem um detalhe: quem tem o iPhone 3G não recebe todas as novidades, como papéis de parede e multitarefa. Eis o motivo.

Erica, leitora do Gizmodo, escreveu um e-mail pro Steve Jobs perguntando porque o iPhone 3G dela não pode fazer tudo que um iPhone mais novo pode fazer:

Oi Steve! Eu acabei de atualizar meu iPhone 3G para o iOS 4 e estava ansiosa para colocar um papel de parede na minha tela inicial. Acho que isso não vai rolar, mas eu queria saber por quê.

Então, eu entendo porque você não colocou multitarefa. Meu iPhone fica bem quente quando roda certos apps, não consigo imaginar como a multitarefa iria fritar meu celular.

Mas o lance do papel de parede, eu não vejo como isso consumiria muita memória ou usaria muita bateria. Não parece que essa função precise ser exclusiva ao 3GS e 4G.

Espero que este e-mail encontre você em bom estado.

Erica

A resposta do Steve:

A animação dos ícones com o papel de parede não teve desempenho bom o suficiente.

Então, basicamente, seu velho iPhone 3G é tão fraco e patético que nem consegue aguentar os belos papéis de parede do iOS 4 – a menos que você faça jailbreak, é claro. [Valeu, Erica!]