Portugueses terão banda larga mais rápida do mundo

A provedora portuguesa Zon Multimedia irá disponibilizar serviço de 1Gbps por fibra ótica para clientes residenciais de banda larga, a partir de setembro. Um gigabit. Mil megabits por segundo! E nós, brasileiros, com no máximo 100Mbps!

A provedora portuguesa Zon Multimedia irá disponibilizar serviço de 1Gbps por fibra ótica para clientes residenciais de banda larga, a partir de setembro. Um gigabit. Mil megabits por segundo! E nós, brasileiros, com no máximo 100Mbps!

É uma notícia que dói na maioria dos usuários residenciais de banda larga no mundo, confinados em velocidades abaixo de 10Mbps. Principalmente a Coreia do Sul, que disse que chegaria ao 1Gbps em 2012 — e exceto o Japão, onde a megavelocidade já chegou para clientes residenciais no ano passado. Aqui no Brasil, a GVT revolucionou chegando aos 100Mbps a preços acessíveis (mas fora de grandes cidades); a Embratel tem serviço de 1Gbps, mas só para médias e grandes empresas.

Claro, existem desvantagens: conexões de 1Gbps não são baratas, e onde você vai arranjar conteúdo — fora alguns torrents com muitos seeds — que seja fornecido a velocidades maiores que 100Mbps? Ainda assim, fiquei com inveja. [Zon via Broadband TV News]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas