Carros elétricos são uma excelente ideia até você ter que dirigir por uma distância maior que autonomia da bateria. E aí, o que fazer? Uma empresa chamada Better Place revelou a solução deles para o problema: uma estação de troca de baterias.

O sistema de 500 mil dólares funciona mais ou menos como um lava-rápido, com o seu veículo posicionado sobre trilhos enquanto máquinas removem e substituem a sua bateria (a plataforma elevada só está neste protótipo para efeitos de demonstração). E ele pode devolvê-lo às ruas muito mais rápido do que se você fosse plugar um fio numa tomada.

Logicamente, há diversos motivos para tal estação não ser factível com a infraestrutura atual, mesmo nos países onde já há carros elétricos rodando, sendo o principal dele o fato de diferentes fabricantes terem diferentes padrões de capacidade/tamanho/formato. Além disso, os fabricantes não projetaram seus carros elétricos/híbridos para que suas baterias fossem constantemente removidas. Caso estes problemas sejam solucionados, poderemos ver um futuro para esta estação de troca de baterias. Mas, com sorte, até lá teremos uma tecnologia de bateria mais avançada que se carregue mais rapidamente antes de acabarmos com toda a nossa infraestrutura dos demais combustíveis. [Wired]