Há quatro anos, foi lançado no YouTube o primeiro episódio de 3% – uma série brasileira de ficção científica – com o objetivo de encontrar alguém interessado em desenvolver o projeto. Depois de muito tempo, eles encontraram: a Netflix.

Segundo o blog do Mauricio Stycer, a série terá sete episódios e deve começar a ser gravada no início de 2016; o lançamento internacional deve ocorrer só no final do ano.

Do que se trata a série? Este é o resumo oferecido no episódio-piloto:

A série acompanha a luta dos personagens para fazer parte dos 3% dos aprovados que irão para o Lado de Lá. A trama se passa em um mundo no qual todas as pessoas, ao completarem 20 anos, podem se inscrever em um processo seletivo. Apenas 3% dos inscritos são aprovados e serão aceitos em um mundo melhor, cheio de oportunidades e com a promessa de uma vida digna. O processo de seleção é cruel, composto por provas cheias de tensão e situações limites de estresse, medo e dilemas morais.

No elenco, estão confirmados Bianca Comparato (Somos tão Jovens) e João Miguel (Cinema, Aspirinas e Urubus). A primeira temporada será dirigida por Cesar Charlone, que foi diretor de fotografia de filmes como Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira e O Jardineiro Fiel, todos de Fernando Meirelles.

A Netflix diz que esta será a sua primeira série brasileira original. Mas e A Toca, conjunto de três episódios produzidos pela Parafernalha, produtora do Felipe Neto? Bem, a empresa já dizia em 2013 que este não era um “Original Netflix” – e sim apenas um conteúdo exclusivo licenciado por ela.

Confira o piloto de 3%, dividido em três partes, abaixo. [NetflixBlog do Mauricio StycerBrainstorm9]