Finalmente, o iPhone 5 foi anunciado. Apesar do papo que a Apple iria reforçar suas medidas para mantê-lo em segredo, nós já sabíamos da maioria dos detalhes antes do lançamento. Agora se prepare para mais uma não-surpresa, pois as impressões de hands-on chegaram e, bem, é o que você esperava: o iPhone 5 é um ótimo iPhone.

Engadget

O celular em si não parece muito diferente do iPhone 4 ou 4S; sim, ele está um pouco mais alto, mas ao manter a mesma largura, você vai utilizar a mesma pegada já familiar para segurá-lo.

Como é típico da Apple, mesmo os mínimos detalhes foram trabalhados incansavelmente. O metal é absolutamente elegante ao toque, e a mesma frase que falamos diversas vezes vale aqui: não há dúvida da forma e acabamento premium quando você segura um deles. Sim, agora a entrada para fone de ouvido fica embaixo, mas usuários ávidos do Galaxy Nexus ou iPod Touch não devem ter muito probblema em se adaptar.”

SlashGear

Em resumo, esta é uma combinação coesa e bem construída de design e materiais: mesmo se você não for fã do iOS, você deve apreciar o hardware que a Apple criou. Se, no entanto, você gostar do iOS – e há muitos desses por aí – então o iPhone 5 é facilmente o melhor modelo que há. Ele é uma atualização significativa que muitos esperavam do 4S, e ele vai vender como água.

TechCrunch

A tela é o grande atrativo aqui, e estou muito interessado em ver como ela melhora a experiência em condições do mundo real. Obviamente você ganha um pouco mais de espaço na tela, e o conector Lightning dá mais espaço para a bateria e processador. De novo, ainda é muito cedo para saber, mas se você procura algo no meio-termo entre monstros como o Galaxy S III e o quase-pequeno-demais iPhone 4 (a esta altura), este pode ser uma boa opção.

A qualidade de construção é muito boa, e o alumínio sólido é bastante único e bem firme. Espero que isso reduza alguns dos danos quando o aparelho cai em uma superfície dura.”

TechRadar

O que talvez seja mais surpreendente é como ele parece ser mais rápido que o iPhone 4S. O chip A6 claramente tem mais potência em seu tamanho menor – só que o mais surpreendente é que você pode notá-lo imediatamente usando-o ao lado do seu antecessor.”

The Verge

O chassis de 7,6mm e 112g é incrivelmente elegante, e excepcionalmente fino… ele parece quase leve demais na mão. Isto não apenas comparando-o com o iPhone 4S, relativamente pesado – sim, o iPhone 5 pode não ser o celular mais fino que existe, como diz a Apple – mas ele dá a sensação de extrema leveza contra smartphones em geral.

O iPhone 5 ainda é um dispositivo robusto que dá a sensação de solidez, apesar de perder peso. A traseira é essencialmente uma chapa de alumínio usinado – assim como as laterais – mas assim como vimos nos vazamentos, há duas faixas de vidro nas partes superior e inferior do dispositivo. Estas faixas parecem idênticas ao vidro que cobre a superfície frontal do dispositivo.”