Nós ouvimos coisas meio absurdas sobre a performance em baixa luz da nova Nikon D4: em tese, você basicamente conseguiria tirar fotos animais dentro de uma caverna. Nós ficamos meio céticos, mas testamos o monstro de US$6.000 em condições de baixa luz e os resultados foram ainda melhores do que esperávamos.

Eu tive a oportunidade de fotografar e filmar com um dos primeiros modelos produzidos da Nikon D4. Nós mexemos na D4 durante a CES, mas além das fotos que a Nikon nos mostrou, não pudemos ver fotos da vida real. Até agora. Tive alguns minutos com um dos primeiros modelos — tempo necessário para tirar algumas fotos e vídeos.

Então será que essa câmera consegue mesmo tirar fotos incríveis com ISO 12.800? Nossa inspeção indica que sim e não. As fotos ficaram bem boas — para um ISO de 12.800, claro. Dê uma olhada na imagem ampliada e você verá que as fotos com ISO 12.800 tem muito ruído. Eu não tentei tirar os problemas no canto da garrafa, mas no geral, não deve dar trabalho deixá-la boa.

Felizmente, essa câmera é tão boa que provavelmente você não terá que chegar neste limite. Nós estávamos fotografando em um escritório escuro em um dia nublado — leia-se condições de luz horríveis — e veja só os detalhes da imagem com ISO 200, tirada com um tripé. Em qualquer câmera, o ideal seria ficar abaixo do ISO 3.200, por aí. É bom saber que se você quer subir mais, é possível.

A D4 também faz vídeos promissores. Não há mais aquela interferência de padrão cruzado no banco, e o obturador se manteve firme, mesmo com minhas mãos trêmulas.

[viddler http://www.viddler.com/simple/d9536948/]

Nós ainda estamos processando e inspecionando as fotos com cuidado, e traremos mais informações em breve. Enquanto isso, visite meu Flickr para ver a primeira leva de fotos. Mostre para seus amigos — é a primeira vez que imagens dessa câmera aparecem. Nos conte o que você achou da performance. Para informação de todos, usamos uma lente de 50mm.