Segundo a pesquisa, 64% dos professores entrevistados acreditam que os alunos sabem mais sobre computador e Internet do que eles próprios. E isso mesmo que 90% dos professores tenham computador e 81% tenham internet em casa: dentre os alunos entrevistados, apenas 54% têm computador e 44% têm internet em casa. O Ministério da Educação tem um programa de capacitação para o uso do computador, mas não há um plano para incorporar o computador às aulas. Apenas 4% das salas de aula têm computador.

Sérgio Gotti, diretor de Formulação de Conteúdos Pedagógicos do Ministério da Educação, diz à Agência Brasil que o computador pode ser melhor aproveitado através do Programa Um Computador por Aluno, que financia laptops de baixo custo para alunos de escola pública. Entre os professores que têm laptop, 41% o levam para a escola; quanto aos alunos, a porcentagem é bem mais baixa – apenas 10%. Gotti sugere até o uso de tablets, mas esta parece ser uma realidade mais distante.

Ao que parece, o uso da internet e do computador na escola fica mais restrito aos laboratórios de informática, presentes em 81% das escolas. A pesquisa entrevistou 1.500 professores e quase 5.000 alunos de 497 escolas, boa parte da rede pública, e está disponível no link a seguir. [TIC Educação via Agência Brasil/Info]

Foto por Michael Surran/Flickr