No domingo, o jornal americano USA Today revelou detalhes sobre o Project Natal, o sistema de controle sem controle da Microsoft para o Xbox 360. À noite, em evento para jornalistas que terminou agora há pouco, a Microsoft confirmou mais detalhes do projeto, a começar pelo nome (Kinect) e primeiros jogos disponíveis.

O nome Kinect vem da mistura de kinésis (grego para movimento) e connect (conectar, em inglês). Eu curtia Natal, porque era uma homenagem à cidade brasileira, capital do Rio Grande do Norte, mas reconheço que era mais difícil de falar pros americanos. O que vocês acharam?

Quanto aos games anunciados, quase tudo muito parecido com o Wii. Dois jogos de esportes, com boliche, boxe, vôlei de praia e algo a ver com futebol (cobrança de pênaltis, talvez?). Há um outro jogo para cuidar de bichos, a la EyePet do PS3, e Dance Central, feito em parceria com a MTV que é um Dance Dance Revolution. Nada muito empolgante até aí, mas um jogo com a licença do Star Wars (com direito a disputas com sabre de luz e uso da FORÇA) parece ter agradado bastante quem esteve presente ao lançamento.

Além da tecnologia aplicada aos games, outra coisa legal do Kinect é como ele muda algumas funções do Xbox 360, com video chat e a "manipulação" dos menus do console só com movimentos da mão, estilo Minoruty Report. O aparelho em si parece com algo do PS3:

 

Não há muitas imagens do evento de hoje porque não foi permitida a entrada de câmeras ou celulares. Mas saberemos muito mais detalhes na conferência da Microsoft na E3 hoje, às 14h (horário de Brasília), com cobertura ao vivo aqui no Giz. Não perca.