_Privacidade

Provedor de email de Snowden fecha as portas para não fazer acordo com agentes federais dos EUA

Usuários do provedor de emails extra seguro Lavabit não tiveram um dia bom: o serviço foi desativado nesta quinta-feira e deixou apenas uma mensagem enigmática explicando o seu fim. O Lavabit é o serviço de email usado por Edward Snowden e sim, isso importa bastante. Em uma nota postada no lavabit.com, Ladar Levison não entra […]

Usuários do provedor de emails extra seguro Lavabit não tiveram um dia bom: o serviço foi desativado nesta quinta-feira e deixou apenas uma mensagem enigmática explicando o seu fim. O Lavabit é o serviço de email usado por Edward Snowden e sim, isso importa bastante.

Em uma nota postada no lavabit.com, Ladar Levison não entra em muitos detalhes sobre o que o motivou a desativar o serviço tão repentinamente, mas, aparentemente, ele preferiu desligar tudo a ter que responder pedidos governamentais sobre as conexões de Snowden.

Eis a nota completa:

Caros usuários,

Fui forçado a tomar uma difícil decisão: me tornar cúmplice de crimes contra o povo americano ou deixar para trás quase dez anos de um árduo trabalho ao desligar o Lavabit. Após muito pensar, decidi suspender as operações. Gostaria de poder compartilhar legalmente com vocês os eventos que me levaram a essa decisão. Não posso. Acredito que vocês merecem saber o que está acontecendo – a primeira emenda supostamente garante a minha liberdade de falar em momentos como este. Infelizmente, o Congresso aprovou leis que dizem o contrário. Da forma como as coisas estão atualmente, não posso compartilhar minhas experiências das últimas seis semanas, mesmo que tenha pedido duas vezes para fazer isso.

O que vai acontecer agora? Nós já começamos a preparar os papeis necessários para continuar lutando pela Constituição em uma Corte. Uma decisão favorável permitirá que eu reviva a Lavabit como uma empresa americana.

Esta experiência me ensinou uma importante lição: sem ação do congresso ou forte precedente judicial, eu recomendaria fortemente que ninguém confie seus dados privados a uma empresa com laços físicos nos Estados Unidos.

Com sinceridade,
Ladar Levison
Proprietário e operador, Lavabit LLC

Defender a constituição é caro! Ajude-nos doando ao Fundo de Defesa Legal da Lavabit aqui.

A Lavabit oferecia um serviço de email com mais privacidade e segurança do que alternativas gratuitas como o Gmail e recentemente foi apontada como a preferida de Snowden. Aparentemente, isso fez a Lavabit sofrer forte pressão para entregar dados de Snowden, mas a empresa se recusou a fazer isso e preferiu simplesmente fechar as portas – ao menos temporariamente. [BoingBoing]

Sair da versão mobile