_Apple

Próximo iOS terá design “mais plano” sob o comando de Jony Ive, diz WSJ

Nos últimos tempos, a Apple vem abusando do esqueumorfismo: em seus apps, a interface tenta imitar objetos da vida real, mesmo quando isso é desnecessário ou até anti-intuitivo. Com a saída de Scott Forstall, ex-vice-presidente sênior do iOS, agora as interfaces estão sob comando do designer Jony Ive. E parece que, com isso, o esqueumorfismo […]

Nos últimos tempos, a Apple vem abusando do esqueumorfismo: em seus apps, a interface tenta imitar objetos da vida real, mesmo quando isso é desnecessário ou até anti-intuitivo.

Com a saída de Scott Forstall, ex-vice-presidente sênior do iOS, agora as interfaces estão sob comando do designer Jony Ive. E parece que, com isso, o esqueumorfismo está sumindo.

Um dos maiores exemplos disto é o app Podcasts: ele foi lançado em junho com uma interface que tentava imitar um gravador de áudio das antigas, daqueles que usavam um rolo de fita magnética. Qual a utilidade disso? O novo app Podcasts, por sua vez, não inclui mais esta interface: agora ela lembra bastante o app Música do iOS.

Isto poderia ser uma exceção à regra: afinal, apps como iBooks e Game Center continuam usando de forma pesada o esqueumorfismo. Mas, felizmente, este não parece ser o caso. Do Wall Street Journal:

Alguns sugerem que, no próximo OS móvel da Apple, Ive está inserindo um design “mais plano” que é mais contundente e mais simples, de acordo com desenvolvedores que falaram com funcionários da Apple, mas não tinham mais detalhes. No geral, eles esperam que as mudanças sejam bem conservadoras.

Claro, um design renovado não é o bastante: como apontamos em nosso review do iPhone 5, os problemas do iOS não são meramente estéticos. Ele precisa melhorar a usabilidade, aumentar a interação entre apps, e trazer mais novidades.

Mas será interessante ver como o iOS 7 trará uma interface mais simples, sem tentar imitar elementos da vida real. Se o app Podcasts indica alguma coisa, a Apple está na direção certa. [iTunes; WSJ via The Verge]

Sair da versão mobile