_Ciência

Qual o ponto mais inacessível da Terra?

O Ponto Nemo é um local do oceano Pacífico que é considerado o mais inacessível da Terra.

Minha vida agora tem um novo propósito, pois descobri o que devo fazer antes de morrer. A partir de agora, toda e qualquer decisão tomada por mim será motivada por apenas um desejo: conseguir ir até o Ponto Nemo, um lugar do oceano Pacífico que é o local mais isolado do planeta Terra.

Qual foi o último lugar na Terra descoberto pelos humanos?

O Ponto Nemo é o lugar mais afastado do mundo. Tire todos os itens de sua lista imaginária, pois ao chegar lá tudo que você vai ter é a si próprio. Não se atreva a ir lá para me visitar.

O canal do YouTube Real Life Lore comenta sobre os vários locais solitários da Terra em um vídeo sensacional (em inglês)  — provavelmente atrativo para quem odeia as outras pessoas. Dependendo do que você quiser, há diferentes lugares para preencher sua solidão. Por exemplo, Tristan da Cunha, no Atlântico, é o local mais remoto do planeta, mas que conta com humanos — no caso, 264 pessoas. O local mais próximo com seres humanos fica a 2.000 km. Isso é bem longe, se você não contar as pessoas que vivem na ilha com você.

A Ilha de Devon, no Canadá, é do tamanho da Croácia e não tem uma alma viva morando lá. No entanto, há 229 pessoas na ilha mais próxima, que fica a uma distância de 80 km.

Bom, vamos voltar ao Ponto Nemo. Ele fica nas profundezas do oceano Pacífico, onde os habitantes mais próximos ficam a uma distância de 2.689 km — há momementos que os humanos mais próximos de você podem ser os que habitam na Estação Espacial Internacional, que estarão orbitando a uma altura de 450 km. Claro, não é um lugar em que há terra para se viver. Porém, você vai estar tão longe de qualquer coisa, que vai levar 15 dias para alguém chegar até o local de barco.

Foto do topo por Pixabay

Sair da versão mobile