A Qualcomm apresentou hoje na Computex Taipé 2009 um protótipo do que a empresa chama de smartbook: uma máquina baseada na plataforma Snapdragon que, como o nome indica, ficaria entre um smartphone e um notebook (ou netbook).

Com o uso do Snapdragon, uma plataforma de arquitetura ARM, o sistema consome pouca energia e dispensa refrigeração. O modelo em exibição era um Asus Eee PC adaptado com uma CPU de 1 GHz, que permite a reprodução de vídeo a 720p e gráficos em 3D. Rodar vídeos a 1080p seria possível com uma versão dual-core do chip.

O TweakTown testou o protótipo e achou um pouco estranho usar o Android em um computador desse tipo, já que o sistema é realmente voltado para smartphones, mas tudo parece ter funcionado sem maiores problemas.

Comparados aos netbooks, os smartbooks devem ter preço mais baixo, bateria mais duradoura e processadores baseados na arquitetura ARM menos potentes do que Intel Atom e semelhantes. A princípio, devem rodar apenas sistemas operacionais baseados em Linux – nada de Windows. Não há um formato definido para as máquinas – elas podem assemelhar-se a netbooks ou a tablets, por exemplo.

Os primeiros smartbooks devem ser lançados no outono do hemisfério norte, informa a Qualcomm.

[TweakTown via Gizmodo; Qualcomm]