A banda do Reino Unido Uniform Motion lançou recentemente seu terceiro álbum, One Frame Per Second. Aqui eles explicam exatamente quanto da fatia de streaming sobra para os músicos – e é ainda menos do que você imagina:

Nosso novo álbum foi “oficialmente” lançado hoje. Isso significa que você irá encontrar a versão digital em várias lojas musicais Digitais como iTunesAmazonMP3 e eMusic e poderá ouvir por stream as músicas em serviços como SpotifyDeezer.

As versões físicas (CD e Vinil) estão disponíveis apenas no nosso site do Bandcamp e no gigs.

Infelizmente, você não verá nosso disco em qualquer loja. O motivo para isso é que nós não temos um selo de gravadora, o que significa que não temos acesso à distribuição. Sem um distribuidor, você não pode vender seus CDs em lojas. Se você trabalha por um distribuidor e está interessado em carregar nosso CD ou Vinil, ou ambos, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco!

Se você escolher comprar a nossa música ou usar algum dos serviços de streaming “legalizados”, eis aqui uma visão geral de para onde o dinheiro vai.

Spotify:

Com o Spotify, nós iremos receber U$0,0041 cada vez que alguém ouvir uma música.

Se você ouvir o álbum inteiro, nós iremos receber U$0,04.

Se você ouvir o álbum 10 vezes no Spotify, nós iremos receber U$0,40.

Se você ouvir o álbum 100 vezes, nós iremos receber U$4,05.

Se você ouvir o album 1000 vezes (uma vez por dia durante 3 anos), nós iremos receber U$40,50!

Se você usa a versão gratis do Spotify, isso não irá lhe custar nada. O Spotify irá gerar dinheiro a partir dos anunciantes. Se você usar qualquer uma das versões pagas, nós não fazemos a menor ideia de como eles dividem o dinheiro. Eles só divulgam essa informação para as grandes gravadoras…

Deezer:

Deezer parece pagar um pouco mais.

Nós recebemos U$0,0083 cada vez que alguém escuta uma de nossas músicas lá. Isso é U$0,072/álbum. Se você ouvir o álbum 10 vezes no Deezer, nós iremos receber U$0,72. Se você ouvi-lo 100 vezes, nós iremos receber U$7,17. Se você ouvir o álbum 1000 vezes (uma vez por dia durante 3 anos) nós iremos receber uma bolada de U$71,73!

Se você usa a versão grátis do Deezer, isso não irá te custar nada e o Deezer irá gerar dinheiro a partir dos anúncios. Se você usa alguma das versões pagas, nós também não temos ideia de como eles dividem o dinheiro.

eMUSIC:

eMusic é um serviço de assinatura. O valor do álbum irá depender do plano que você tiver. Nós ganhamos em média  U$0,29 por música ou U$2,60 por álbum (9 músicas).

Amazon MP3:

Você irá pagar U$ 9,81 para fazer download de todas as MP3’s. Nós recebemos U$6.86 desse valor. Isso é uma divisão 70-30.

iTunes:

O álbum irá custar para você U$8,66 se você comprar da Apple.

Existe uma divisão 70-30% aqui também, então nós iremos receber U$6,28/álbum.

Dito isto, custa pra gente U$48,48 por ano para manter um álbum no iTunes, Spotify e Amazon (U$144,84 por ano por todos os nossos 3 álbuns!) então nós não recebemos nenhum dinheiro até que 24 pessoas tenham comprado uma cópia digital do álbum no iTunes, ou 150 músicas separadas, ou se ouvirem dez centenas de músicas no Spotify! Na maioria dos casos, é mais economicamente viável não vender a música.

Mas e se você comprar uma versão Digital diretamente de nós?

Direct Digital:

Nós permitimos que as pessoas paguem o que elas quiserem pela versão digital. Se você escolher pagar U$7,00, o Paypal leva U$0,51, Bandcamp leva U$1,03. Uniform Motion fica com U$5,35. Não custa nada pra gente ter uma página no Bandcamp.

Se você decidir não pagar nada, bem, nós não recebemos nada, mas pelo menos você não dá dinheiro indiretamente para grandes gravadoras. O que parece ser o caso no Spotify!

CD:

Se você comprar um CD diretamente de nós por U$14, o Paypal leva U$0,71, Bandcamp leva U$2,07. Então sobra um pouco menos de U$11,04 pra gente. Mas espere um momento, temos custos para produzir o CD.

O CD em si custa U$1,66, o livreto custa cerca de 69 centavos, a embalagem é U$2,48 e o adesivo na frente custa 48 centavos.

Isso dá um total de U$5,03.

Então na verdade sobra U$5,99 para nós.

Vinil:

Se você comprar um Vinil de 12” de nós por U$21, o Bandcamp leva U$3,10, o Paypal leva U$0,89 então sobra U$16,69. O custo do Vinil em si é U$4,22.

Então sobra U$10,69 pra gente.

Entretanto, nós tivemos que mandar fazer 250 deles (porque esse é o pedido mínimo), então é bem improvável que a gente lucre com eles.

Nós precisamos vender 72 cópias antes de pelo menos não ter prejuízo com a edição em vinil. Nós vendemos cerca de 30 até agora.

Se nós conseguimos pelo menos vender esse número, nós iremos baixar um pouquinho o preço. : )

Update:

Algumas pessoas perguntaram sobre os números do Vinil. Esses números podem ser um pouco confusos, então eis aqui algumas informações sobre isso.

Nós pedimos 250 cópias porque esse é o pedido mínimo para Vinil (ou pelo menos a menor quantidade que nós conseguimos encontrar). Para baixar os custos, nós optamos por uma embalagem branca tipo sleeve sem nenhuma arte nela, e personalizar as embalagens ao colocar adesivos customizados nelas. Tem um adesivo na frente com o nome do álbum nele. E nós decidimos colocar um na parte de trás nos primeiros 50 pedidos com os nomes dos fãs.

250 cópias nos custaram U$1069,03.

Vinil preto, biscuit colorido (lado 1, lado 2), embalagem branca.

Isso custa U$4,28 por cópia.

O adesivo da frente custa U$0,83.

O das parte traseira custa U$0,97.

Os números parecem estranhos porque nós não pedimos 250 adesivos. Nós iremos pedir mais se nós vendermos cópias suficientes, mas se nós iremos vender apenas 50 ou 100, porque pedir mais do que nós podemos vender? Nós não tivemos escolha com o vinil em si, mas tivemos com os adesivos. Então nós pedimos apenas 75 adesivos frontais e 50 personalizados. Mas meus números foram baseados em 75 de cada.

$1069,03 + (0,83 x 75) + (0,97 x 75) = $1204.03
$1204,03/ 16,69 (opreço líquido de cada cópia) = 72,14

Então é dai que o número 72 saiu. Na verdade é mais provável que sejam 75 cópias para realmente não ter prejuízo! Mas ei, eu sou um músico, não um contador! : )

Uniform Motion é uma banda ilustrada de indie-folk combinando música com artes visuais criada por Andy Richards e Renaud Forestie em 2008, e que passou a contar com a participação de Olivier Piotte (bateria, percussão, teclado) em 2011. Durante nossas performances ao vivo, Renaud faz esboços ao vivo usando um projetor de vídeo, enquanto Andy e Olivier criam uma atmosfera sonora com guitarras, baterias, teclados e vários outros gadgets resultando numa experiência audiovisual hipnotizante. Uniform Motion acaba de lançar o seu terceiro álbum, One Frame Per Second.

Este post foi republicado com permissão da banda Uniform Motion. Todas as unidades monetárias foram convertidas de euros para dólares.