Quem é a Tencent, a gigante chinesa que vale mais que o Facebook

Embora muita gente ainda não tenha se familiarizado com a Tencent, o conglomerado chinês de mídia e telecomunicações tem rapidamente se tornado uma das maiores empresas da internet. Neste mês, o valor de mercado da companhia foi avaliado em US$ 530 bilhões, ultrapassando o Facebook e marcando o quinto lugar entre as empresas mais ricas […]

Embora muita gente ainda não tenha se familiarizado com a Tencent, o conglomerado chinês de mídia e telecomunicações tem rapidamente se tornado uma das maiores empresas da internet. Neste mês, o valor de mercado da companhia foi avaliado em US$ 530 bilhões, ultrapassando o Facebook e marcando o quinto lugar entre as empresas mais ricas do mundo.

Como a Tencent começou

Fundada em 1988, a Tencent entrou no mercado com o OICQ Messenger, que mais tarde foi renomeado de QQ devido a rumores de um possível processo do aplicativo de chat ICQ (lembra do ICQ!?). Apesar do rápido crescimento do QQ, a companhia continuou a não gerar lucros pelos três anos seguintes. Durante a metade dos anos 2000, a Tencent começou a expandir para outros setores, incluindo mecanismos de buscas com o Soso, ao mesmo tempo em que também licenciava jogos como CrossFire e Dungeon Fighter Online. Tudo começou a melhorar em 2011, com o lançamento do WeChat e a aquisição da Riot Games.

Ela é dona das redes sociais na China

Em sua casa, na China, a Tencent é responsável por algumas das maiores redes sociais e apps de troca de mensagens, incluindo QQ, WeChat e Qzone. A Tencent tem até mesmo a sua própria assistente digital, chamada Xiaowei, que pode responder perguntas sobre o clima e o tráfego da mesma forma que a Alexa, da Amazon, e M., do Facebook. Sério, o número de apps e serviços web da empresa na China parecem intermináveis, incluindo o serviço de pagamento móvel TenPay, o serviço de armazenamento na nuvem Weiyun e até mesmo o estúdio de filmagem Tencent Pictures.

Jogos e expansão para os EUA

Você talvez não saiba, mas estamos bem familiarizados com os jogos da Tencent. Ela é dona de companhias como Riot Games (criadora de League of Legends), Supercell (criadora de Clash of Clans) e possui grandes investimentos em empresas como a Epic Games (criadora de Gears of War) e Activision Blizzard (criadora de Overwatch e Destiny).

Recentemente, a Tencent tem diversificado ainda mais, investindo na Frontier Developments, desenvolvedores de Elite: Dangerous e Planet Coaster, adquirindo 12% das ações do Snapchat, e ainda existem rumores de que a empresa pretende comprar a Rovio, criadora de Angry Birds.

Como a Tencent cresceu

A empresa tem um número enorme de usuários – o WeChat atingiu 938 milhões de usuários mensais em maio –, e o governo chinês teve um papel importante no crescimento da companhia. Na China, empresas como Facebook e Google estão banidas, e o e-commerce foi grande parte do plano de expansão digital de cinco anos do Partido Comunista, entre 2011 a 2015. Combine isso com uma população gigantesca que adota tecnologia mais rapidamente que muitos mercados ocidentais e você tem a primeira companhia chinesa a ultrapassar a marca de meio trilhão de dólares.

Para onde ela vai

No último ano, a Tencent viu o valor de suas ações dobrarem de 200 para 400 dólares de Hong Kong, o que fez muita gente projetar que a companhia vai, em breve, desafiar Google, Facebook e Alibaba no setor de anúncios digitais, um departamento atualmente responsável por 17% da receita da Tencent – em comparação, o mesmo setor é responsável por 97% da receita do Facebook. Esse pode ser o começo de uma grande mudança no ranking de poderosos da internet, já que se estima que Google e Facebook combinados são responsáveis por 60% dos anúncios digitais de todo os EUA e mais de 50% dos anúncios digitais do mundo.

Imagem de topo: Tencent

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas