A Festo não é nenhuma estranha às criaturas robóticas autônomas, mas a última iniciativa deles, chamada de Rede Biônica de Aprendizado, pode muito bem ser considerada a Skynet do reino animal.

Tirando os eventos mais trágicos que poderiam levar à nossa extinção, os primeiros momentos deste vídeo promocional da Festo são bastante impressionantes. Aqueles pequenos pinguins Exterminadores de belos olhos azuis que você vê nadando pelo tanque são autônomos e são capazes de navegar e interagir com outros pinguins robóticos sem problemas. Eles podem até nadar de costas, coisa impossível para pinguins de carne e sangue. Eu acho que eles também acabam comendo o mergulhador, mas isto obviamente foi editado e removido do vídeo.

Os designers da Festo também criaram outro robô dirigível, no mais perfeito estilo Festo, desta vez com formato de um pinguim (para zoar ainda mais com os verdadeiros pinguins, que não conseguem voar).

A parede reativa vista no vídeo, que responde aos movimentos do corpo de uma pessoa usando diversos sons e técnicas de alteração de forma, é também animal. E assustadora, pra falar a verdade. Pensando bem, acho que eu prefiro as minhas paredes idiotas e não responsivas mesmo. [Festo via Engadget]