Você, leitor fiel, leitora constante, já sabe que o Gizmodo tem um programa para apoiar startups. É o Selfie Startup, uma iniciativa que oferece visibilidade a empresas iniciantes e inovadoras por um preço muito baixo.

Além do destaque no site, em um canal exclusivo, nós também fazemos um post mensal falando das empresas que estão conosco. Em alguns meses, vamos destacar todas as empresas. Em outros, vamos falar de alguma coisa interessante que uma dessas startups fez. Em maio, decidimos falar de dois e-commerces. Você pode perguntar: mas dá para um e-commerce ser inovador? Sempre dá. E, às vezes, as inovações podem ser bem simples.

É o caso da JF Perfumes Importados. Quando alguém pergunta à empresa por que seu produto é inovador, ouve a seguinte resposta: “Acreditamos que a inovação nem sempre vem de tecnologias surpreendentes ou de sistemas revolucionários. Nós acreditamos na inovação das pequenas coisas, no uso de ferramentas e soluções conhecidas de forma correta, na execução de tarefas e rotinas valendo-se de boas práticas, fazendo o que muitos sabem o que precisa ser feito, mas não fazem”. Faz todo sentido. Mas poderia ser simplesmente mais uma resposta pronta para uma pergunta-padrão. Não é. O compromisso com a qualidade constante está no DNA (ou nos bytes) da companhia, como seus sócios deixaram bem claro em uma declaração comum ao Gizmodo.

“Hoje, a demanda geral é por boas condições, simplificação e agilidade no momento do pagamento, pelo sempre buscado frete grátis com entrega rápida e garantida. Não basta mais entregar de forma gratuita, a mercadoria precisa chegar ao seu destino em excelentes condições e dentro do prazo estipulado. Além disso, o cliente quer ter um atendimento de alto nível, que esclareça todas suas dúvidas com atenção e comprometimento. Todos esses itens são desafios conhecidos por todos no e-commerce, mas vemos grandes empresas errando muito nesses quesitos e o resultado são clientes insatisfeitos, aumento do receio de comprar online e diminuição da credibilidade em lojas virtuais.”

Isso não significa que a empresa abra mão de tecnologias impressionantes. Não mesmo. O que a empresa faz é buscar uma grande tecnologia para resolver um problema concreto. Para garantir entregas cada vez mais rápidas, eficientes e seguras, a JF Perfumes vem investindo em drones. “O Projeto Drone nasceu da necessidade por entregas mais rápidas utilizando meios de transporte sustentáveis. Os aparelhos são alimentados por baterias de alta duração e não emitem quaisquer tipos de gases ou poluentes, podem ser carregados rapidamente em qualquer fonte de energia, não requerendo horas para que as baterias estejam totalmente carregadas”, afirma a empresa. “Um dos principais objetivos do projeto é reduzir ao máximo o prazo de entrega em localidades próximas de nosso centro de distribuição. Até o momento trabalhamos com estimativas que variam entre quarenta e sessenta minutos após a confirmação da compra”, explica a JF. Se você quiser testar, basta visitar o site da empresa, aqui.

Outra empresa que anuncia no Selfie Startup é a Camelot, com uma grande oferta de produtos de áudio de últimíssima geração. Um dos destaques do catálogo é o fone de ouvido que está entre os melhores – e mais caros – do mundo. É para quem é maluco por música, claro. Mas não apenas por malucos por música com muito dinheiro. O tamanho do acervo mostra que há produtos para amantes de som com bolsos de vários tamanhos e cartões de créditos com limites variados, digamos assim. Há fones de ouvido da Sennheiser, por exemplo, de R$ 39,90 até R$ 5.699.

O Selfie Startup

O canal de startups do Gizmodo é um espaço para que empresas inovadoras possam falar mais sobre elas e anunciar seus produtos e serviços. Por uma pequena taxa mensal, elas podem se comunicar com as milhões de pessoas que visitam o Gizmodo todo o mês. Para saber mais sobre o canal, basta visitar o site http://gizmodo.uol.com.br/startup/

Nós ficamos bem felizes de saber que algumas empresas já vem tendo resultados concretos após participar do programa. A LinkLabs, uma empresa para remixar a internet, nos contou que, por causa do Selfie Startups, houve aumento de 15% da audiência no site.

Ao todo, há sete empresas ativas no programa. Cada uma delas se destaca por alguma característica inovadora. A Piggme, um clube social de vantagens online, já mereceu até reportagens em veículos dos EUA, como o Pando Daily. O Baixou Agora é bem útil para quem curte uma pechincha. O aplicativo te lembra de comparar preços com a certeza de estar fazendo um ótimo negócio. Com ele é possível monitorar e comparar preços de produtos nos maiores e-commerces do Brasil. Já a Loggi é uma ótima pedida quando você tem prazos apertados e precisa de ajuda: a empresa oferece um motoboy online! Acompanhe sua entrega em tempo real e saiba exatamente onde seu mensageiro está. Mesmo se você tem prazos confortáveis, a Loggi pode te ajudar. Afinal, o trânsito é sempre uma surpresa. Por fim, uma startup de saúde e qualidade de vida. A Biosom desenvolveu o software Hearing Guardian v1, uma solução inteligente que protege contra a poluição sonora e melhora a capacidade auditiva. Confira e conte pra gente. 

E não se esqueça: Visite o Selfie Startup e depois comente o que achou das empresas na área de comentários. São todas empresas iniciantes. Quanto mais comentários e sugestões você tiver, melhor para elas, para a economia e para a sociedade.