O Rdio agora oferece um período de degustação para os usuários no Brasil: você pode ouvir músicas gratuitamente por 6 meses. Mas com alguns limites.

O Brasil já é o terceiro maior mercado do Rdio – que está atualmente em 24 países. É um bom indicativo de como o streaming pago vem se popularizando por aqui, e com o período gratuito o Rdio quer aumentar ainda mais a base de usuários brasileiro.

Vamos às limitações: o período de teste só é válido no Rdio na web – ou seja, você só pode ouvir no seu computador, e não no smartphone ou tablet. E também tem um limite de músicas para se ouvir mensalmente. O serviço não especificou quantas são as músicas – diz que é para o usuário “não se preocupar” com quantas canções ainda estão disponíveis. Mas não parece mais assustador não ter controle nenhum da “cota” de audição e pensar que a qualquer momento tudo pode parar de funcionar já que você atingiu o seu limite?

Por outro lado, o cadastro não exige cartão de crédito e é totalmente livre de propaganda. E isso é sempre uma boa notícia: você não precisará olhar (ou ouvir) vários anúncios e também poderá cancelar a conta facilmente a qualquer momento.

E, se estiver gostando e quiser assinar a versão completa, você tem a opção para fazer isso a qualquer momento. Os planos continuam os mesmos de sempre: o Rdio Web, com acesso apenas pelo computador por R$ 9 mensais, e o Rdio Ilimitado, que cobra R$ 14,90 mensais para acesso ilimitado na web e mobile. [Rdio]