_Apple

9 recursos que o Apple Watch ganhou com a atualização para o watchOS 2

O WatchOS, sistema operacional do Apple Watch, foi atualizado nesta semana, dando novas funções antes não disponíveis do smartwatch.

O Apple Watch não nos impressionou em nosso review, com lentidão em apps de terceiros, tela desligando enquanto o relógio era usado, entre outros problemas. Com o lançamento do watchOS 2 nesta semana, a Apple quer resolver algumas das maiores falhas em seu primeiro wearable.

Abaixo você encontra as funções mais interessantes que a atualização traz ao Apple Watch. O dispositivo deve chegar ao Brasil até outubro, custando mais de dois mil reais.

Usar apps nativos que a Apple não fez

Com o watchOS 2, agora é possível instalar apps nativos que rodam diretamente no Apple Watch, em vez de rodarem pareados com um iPhone – o que geralmente é mais lento.

No momento, existem aplicativos disponíveis da GoPro, Facebook Messenger e de empresas de fitness como a Strava. Espere por um dilúvio de apps de terceiros nas próximas semanas.

Modo noturno

Se você deixar o relógio plugado ao seu lado durante à noite, ele agora fará algo relativamente útil: o Watch agirá como um alarme despertador, acendendo quando você tocar a tela. Com isso, a coroa do relógio vira um botão de soneca para o alarme.

Ditar respostas para emails

Se você não quer responder emails pelo celular, você tem duas outras opções melhores: responda com emoji, ou use o microfone para ditar respostas.

Pedir à Siri para abrir Glances

Glances é a função que mostra pequenas informações e notificações que você pode dispensar sem necessariamente abrir o app. Elas são práticas, mas navegar por elas pode ser um pouco difícil, então eu mantinha um mínimo de Glances ativos no meu relógio.

Agora, a Siri pode abrir Glances de qualquer aplicativo, mesmo que a função não tenha sido ativada para ele. Quer chegar a pontuação do seu time favorito neste mês? Peça à Siri para abrir o glance do ESPN, mesmo que ele não esteja configurado na lista.

Viajar no tempo (ou quase)

Esse é bem legal: a partir da tela inicial, comece a girar a coroa digital, e você começa a “viajar” para o futuro: todos os aplicativos (widgets mostrando informações além do horário) avançam com o tempo. Por exemplo, você verá seus próximos compromissos do dia na agenda, e a previsão do tempo.

Controlar o FaceTime

A primeira versão do watchOS não oferecia controle para o FaceTime. Agora, você tem a opção de aceitar chamadas de voz, assim como no iPhone. Para chamadas de vídeo, o relógio obviamente fica devendo uma câmera no seu pulso, mas você tem a opção de atender pelo iPhone, ou rejeitar a ligação da sua mãe logo de cara.

Ouvir a Beats Radio

Como esperado, o app Música foi atualizado com um novo ícone, e uma nova opção para ouvir a estação de rádio Beats 1.

Fazer a tela apagar depois de mais tempo

Antes, a tela apagava depois de 10 segundos, o que me irritava profundamente (especialmente quando eu estava vendo fotos). Mas vá em Ajustes > Geral > Acordar a tela e você verá que agora existe uma opção de desligá-la depois de até 70 segundos, que parece ser tempo o bastante.

Pedir direções de transporte público à Siri

O iOS 9 inclui direções do transporte público no Mapas, o que significa que a Siri e o Mapas no seu pulso lhe dirão qual trem pegar em algumas cidades, como Nova York, São Francisco, Toronto, Londres e Berlim. Por enquanto, isto não está disponível em cidades brasileiras.

Sair da versão mobile