O Reddit, a “página principal da internet”, está prestes a alcançar o restante da internet com um redesign moderno, graças a US$ 200 milhões em novos fundos de risco.

• O guia de uma hacker para proteger sua privacidade em um relacionamento
• O Twitter cresceu muito pouco no último trimestre. E agora?

O site agregador de notícias e de discussão agora vale US$ 1,8 bilhão, depois de receber fundos das firmas de investimento Andreessen Horowitz e Sequoia Capital, assim como da Fidelity Investments, do presidente da Y Combinator, Sam Altman, e do investidor anjo Ron Conway, entre outros.

A notícia vem de uma reportagem do Recode, que também revela que o Reddit vai concentrar parte desse dinheiro em um redesign do site. O Recode diz que deu uma olhada no novo site e o descreveu como “um feed de conteúdo infinito quebrado em ‘cards’, com mais elementos visuais para atrair as pessoas dentro das conversas escondidas debaixo deles”.

O repórter Kurt Wagner também disse que o design parece com a linha do tempo do Twitter e o feed de notícias do Facebook. O Reddit não respondeu a um pedido de entrevista sobre o novo design.

A aparência e a experiência do Reddit não mudaram muito desde que ele foi lançado pela primeira vez em 2005. Essa dedicação ao design original é uma das razões principais pelas quais o Reddit manteve sua comunidade central e a confiança dos usuários. De acordo com uma análise da MIT Technology Review, a recusa do Reddit a evoluir com o restante da internet evitou que o site seguisse o rumo do Digg, que foi lançado meses depois do Reddit, mas teve dificuldade para manter seus usuários em meio a tantos relançamentos.

Mas agora parece que o Reddit está pronto para reequipar o site de maneira que ele possa ser atrativo para um público mais amplo e mainstream. “O Reddit parece antigo. Não queremos ser associados com antigo”, disse o CEO Steve Huffman, ao Recode. “Queremos que o Reddit seja visualmente mais atrativo… para que, quando novos usuários chegarem ao Reddit, tenham uma ideia melhor do que está lá e para que serve.”

Além disso, o site está trabalhando em uma nova função que permitirá aos usuários publicar vídeos. O financiamento também está ajudando o Reddit a aumentar sua equipe. A empresa começou 2017 com 140 empregados e, desde então, subiu para 230. Huffman disse que planeja contratar mais 70 pessoas até o fim do ano.

Huffman cofundou o Reddit com Alexis Ohanian e vendeu o site ao império de mídia Condé Nast em 2007, cerca de um ano depois do lançamento. Ele retornou como CEO em 2015, depois que uma revolta de um usuário levou à saída de Ellen Pao. Mas Huffman teve dificuldades para reconquistar a confiança da comunidade do Reddit e é frequentemente criticado em muitos cantos do site, particularmente no r/The_Donald, onde foi pego editando comentários.

Desde que voltou à empresa, Huffman tem tentado modernizar o site e torná-lo mais rentável. O Reddit chegou tarde ao mobile, sem lançar seu aplicativo até o começo de 2016. Mas Huffman disse que, embora apenas 20% do tráfego do Reddit venham de dispositivos móveis, ele representa 50% do tempo que os usuários passam no site. O Reddit também começou a lançar uma nova função de perfil social em março.

Considerando a resposta negativa às mudanças passadas, a comunidade central provavelmente não vai ficar animada com o embelezamento do Reddit.

[Recode]

Imagem do topo: Reddit/Gizmodo