_Ciência

Um promissor remédio antienvelhecimento está prestes a ser testado em humanos

O NMN é uma molécula orgânica encontrada em diversas fontes nutricionais, incluindo o leite. Ele é fundamental para retardar o processo de envelhecimento.

Um composto chamado mononucleotídeo de nicotinamida (NMN) retarda o processo de envelhecimento e prolonga o tempo de vida em ratos. Estamos prestes a descobrir se ele tem o mesmo em seres humanos.

>>> Como funciona o processo de envelhecimento do ser humano
>>> Cientistas encontram uma área no cérebro que desacelera o envelhecimento

Um ensaio clínico desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis (EUA) e da Universidade de Keio (Japão) vai testar a eficácia e segurança desse composto.

A partir do próximo mês, o NMN será administrado a cerca de dez pessoas saudáveis ​​para ver se ele pode melhorar a função corporal e evitar os efeitos do envelhecimento. Se funcionar, ele se tornará a primeira intervenção antienvelhecimento disponível no mercado.

O NMN é um tipo de molécula orgânica encontrada em diversas fontes nutricionais, incluindo o leite. Estudos anteriores mostram que ele é fundamental para retardar o processo de envelhecimento. O composto faz isso ativando a sirtuína no organismo – uma classe de proteínas cujas funções ficam mais fracas à medida que o corpo envelhece.


A estrutura química do NMN (imagem: Edgar181)

A pesquisa de Shinichiro Imai, da Universidade de Washington, revelou que o NMN ativa o gene responsável pela sirtuína. Em um experimento, ratos alimentados com uma dieta constante de NMN passaram por melhorias no metabolismo e na visão, revertendo o enfraquecimento relacionado à idade.

Em outros experimentos, o NMN melhorou a intolerância deles à glicose e o perfil lipídico (dosagens de colesterol e triglicerídeos). Para os ratos, é como um elixir da vida, mas ainda não temos ideia se ele vai funcionar da mesma forma em humanos.

Estudos com ratos, particularmente aqueles que envolvem o envelhecimento, não se traduzem bem para os humanos. É improvável que o NMN funcione tão profundamente em nós como em camundongos. No entanto, ele poderia ter um efeito positivo sobre a fisiologia humana, mesmo que não seja tão dramático – e precisamos saber como ele pode melhorar nossa saúde.

[Japan News]

Sair da versão mobile