Qualquer coisa que prometa simplificar algo frustrante como o e-mail deixará os usuários salivando. E o novo app Mailbox para iOS promete exatamente isso: uma forma de organizar seu e-mail em listas e lembretes usando gestos simples. Isso vai além de arquivar e-mails deslizando-os para o lado, mas o app funciona bem? Sim, ele parece fazer jus ao hype – mas não é ideal para todo mundo.

O que é?

Um app para iOS que ajuda você a ler e organizar suas mensagens do Gmail de forma mais eficiente.

Para quem é?

Para quem está sobrecarregado pelo fluxo tradicional de deixar muito e-mail se acumular na caixa de entrada.

Design

Em uma palavra, o Mailbox é elegante. Tudo é organizado com elementos visuais simples e claros.

Usando

O app foi pensado para manter sua caixa de entrada em zero e-mails. Cada mensagem que você lê é colocada em seu lugar. Depois de ler um novo e-mail, você pode deslizá-lo para realizar uma de quatro ações: arquivar, apagar, classificar em uma lista pré-definida, ou fazê-lo reaparecer mais tarde com um lembrete.

A facilidade de deslizar as mensagens (para algo além de arquivar) está no centro da experiência do Mailbox. Ele combina a leitura de uma mensagem à triagem dela, eliminando etapas extras que muitos acabariam deixando para depois, levando a uma pilha imensa de e-mails.

Esta é basicamente toda a experiência do Mailbox.

Se você estava procurando um app robusto e cheio de recursos, má notícia: o Mailbox não foi feito para preencher as lacunas dos outros apps de e-mail no iOS. Sua finalidade é recondicionar você a lidar de forma mais direta e simplificada com seu e-mail. O app ainda carece de algumas funções: você não pode selecionar algumas mensagens para arquivá-las de uma só vez (você pode arquivar todas com um swipe, no entanto). Você não pode marcar mensagens como spam. Você não pode salvar rascunhos. Esperamos que algumas apareçam no futuro. Por enquanto, o Mailbox é um pai rigoroso que ensina você a se comportar, a lidar com os inúmeros e-mails que você recebe todo dia.

Melhor parte

O Mailbox oferece algo novo, e é arrojado em fazer isso de forma tão simples e intuitiva. O app é rápido, leve e divertido de usar.

Falha trágica

Mesmo que o Mailbox esteja na App Store, você precisa esperar um pouco para realmente usá-lo. A fim de impedir que seus servidores sejam sobrecarregados, o Mailbox está sendo lançado para usuários de forma gradual. No app você encontrará um contador de pessoas antes de você e atrás de você na contagem. É uma forma estranha de lançar um app, e isso vai incomodar quem estiver impaciente para testá-lo.

Isso é estranho…

Organizar seu e-mail usando o Mailbox no iPhone é ótimo, mas e ao usar o Gmail no seu laptop? Aí você precisa fazer a mesma coisa de uma forma mais complicada. Ao visitar o Gmail, você verá que o Mailbox criou pastas para você, mas aí você obviamente não poderá deslizar cada e-mail para os lados. Tentar seguir os dois fluxos – um no iPhone, outro no computador – pode prejudicar a elegância simples do Mailbox.

Notas de teste

  • O app só funciona com contas do Gmail ou Google Apps; mas tem suporte a múltiplas contas (até cinco).
  • Você pode criar lembretes para um e-mail reaparecer na sua caixa de entrada. Há opções como “Ainda hoje”, “Hoje à noite” e “Amanhã”, mas você pode definir data e hora específicas no botão “Escolher data…”.
  • Quando eu baixei o Mailbox, havia cerca de 50.000 usuários na minha frente, e foram cerca de 4 dias até eu obter acesso.

Vale a pena?

Bem, o app é grátis, então sim. Você não tem nada a perder.

De muitas maneiras, o Mailbox é um app que se alinha bem com a filosofia da Apple: ele mostra uma maneira mais fácil, simplifica a sua experiência, e nega-lhe a capacidade de transgredir. É uma abordagem que causa até ressentimento em algumas pessoas, e que funciona tão bem para inúmeras outras. Mas, sozinho, um software não pode condicionar seu comportamento: cabe a você permanecer organizado, não importa o quanto o Mailbox facilite isso para você.

[Mailbox na App Store]