Com o Gameboy, a Nintendo revolucionou os jogos portáteis e conquistou o mundo. E com o DS/DS Lite, eles praticamente fizeram isso de novo. O DSi não é a próxima revolução, mas é uma evolução pra lá de intrigante.

O DSi já está disponível no Japão desde novembro do ano passado e chegou nas lojas dos EUA neste último domingo por 170 dólares. Ele ainda roda os jogos normais de DS, além de suportar os novos títulos DSiWare que são estilo aplicativo de iPhone, captura áudio/foto digital e utiliza armazenagem com SD.

Compleição e Sensação
Nós realmente, realmente gostamos do DSi quando o seguramos pela primeira vez. Ele é 12% mais fino e bem mais largo que o DS Lite, além de dar uma maior sensação de solidez e apresentar um acabamento fosco bom de pegar. Todos estes minúsculos detalhes se traduzem em um dispositivo que parece ser infinitamente mais confortável p mãos adultas. Mesmo depois de horas e horas de jogo, nós ainda tínhamos a sensação de estarmos sempre prestes a deixar cair o DS Lite. Não tanto com o DSi.

Os botões são praticamente os mesmos aos olhos nus, mas eles são recobertos com uma nova textura que gostamos bastante, e tanto o D-Pad quanto os botões frontais XYAB são muito menos molengas que os do DS Lite. Os botões Start e Select são maiores e mais fáceis de se apertar, além dos botões L e R nos ombros serem clicados com toda a obviedade que você espera de um botão, mesmo não sendo mais tão embutidos no corpo.

Em termos de especificações de hardware, há alguns upgrades notáveis. As telas são 17% maiores que o último DS, cada uma medindo 3,25” na diagonal (quase 3” de lado), mas a resolução ainda é de meros 256×192. Você tem duas câmeras de 0,3 megapixels (uma apontada pra frente, outra pra trás) que tiram fotos e gravam na memória interna ou nos cartões SD que agora podem ser utilizados (observação: cartões SD funcionam para armazenagem de mídia e jogos, mas você não pode jogar os jogos sem copiá-los antes para a memória interna. Além disso, a tampa da entrada de SD dá a sensação de que vai se quebrar se for aberta e fechada com muita frequência).

A maior das atualizações, no entanto, é uma que poucas pessoas verão. O console agora vem com uma CPU ARM9E com clock de 133 MHz (em vez do original ARM9/66MHz) e possui 16MB de RAM. A maior das pioras? Além da ausência da entrada para GBA, o DSi um carregador diferente do DS Lite. Putz, de novo não!

DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware DSi Hardware

SO/Interface
Além da nova armação, a interface do DSi foi redesenhada e definitivamente ficou melhor. Parece-se um pouco com a XMB da Sony, com a navegação sendo feita ao longo de uma única fileira de ícones. A movimentação entre programas é satisfatoriamente rápida e a maior parte dos ícones é grande o suficiente na nova touchscreen de forma a permitir navegação sem o stylus. Em outras palavras, nós usamos nossos dedos na parte do tempo.

A primeira vez que você abre seu DSi ele tira uma foto da sua cara. A sua cara então preenche toda a tela superior sempre que você está na tela do menu principal. Se você for bonito, isso é uma bela melhoria. Se você não for, seria bom se você encontrasse alguém atraente para preencher a tela por você.

A partir da tela principal, você pode tirar uma foto a qualquer hora apertando os botões L e R nos ombros. Você pode trocar entre qual câmera usar também. De dentro dos programas, o botão de energia também funciona como botão Home, trazendo você de volta para a tela principal com um soft reset (é útil até você perceber que este botão mal-posicionado pode ser apertado facilmente no meio de uma partida, reiniciando o sistema sem salvar o seu jogo).

DSi Review Menu DSi Review Menu DSi Review Menu DSi Review Menu DSi Review Menu

DSi Camera

Se você quiser fazer mais que apenas tirar fotos, você entra no DSi Camera. Ele possui todos os tipos de filtros burlescos em tempo real para você inserir nas fotos, como espremer cabeças ou seja lá o que a criançada esteja curtindo estes dias (Jason Chen está sendo o nosso modelo assustadoramente mutado). Infelizmente, a limitação da câmera de 0,3 megapixels significa que você nunca quererá ver estas imagens em qualquer outro lugar que não a própria tela de baixa resolução do DSi. Além disso, o programa não consegue reconhecer fotos que você tirou em outras câmeras digitais para poder editá-las.

DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera DSi Camera

DSi Sound
O DSi Sound é tematicamente semelhante ao DSi Camera, servindo de gravador e editor de som (junto com um tocador de música AAC de baixo bitrate). Tem umas ideias bacaninhas até, como equalizadores com tema de Excitebike e Starfox e moduladores que fazem a sua voz soar como um robô ou periquito.

DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound DSi Sound

Nem o DSi Sound ou o DSi Camera são ruins. Mas é que são coisinhas bonitinhas que provavelmente serão atraentes por apenas uns 5 minutos para qualquer pessoa acima de 10 anos. Até consigo imaginar crianças amando estes aplicativos, mas todas as demais pessoas provavelmente ficarão entediadas bem rápido.

DSi Shop

Todos aqueles elegantes títulos novos do DSiWare são compráveis por meio da DSi Shop (que agora tem acesso Wi-fi com WPA2). Se você está acostumado com o Wii, a música bonitinha e a interface quadrada pelo menos serão tematicamente familiares. Tudo funciona e nós gostamos do fato de você poder fazer login permanente com a sua conta do Club Nintendo para acompanhar premiações de compras. Mas o DSi não escapou da implementação online tipicamente lerda da Nintendo. É simplesmente lento demais. Outro ponto que precisa melhorar é que a loja em sua maior parte utiliza a parte inferior da tela para as informações, tornando a experiência desnecessariamente apertada. Nós adoraríamos rolar pelas seleções com as duas telas funcionando, nos proporcionando a visão de um pergaminho medieval tudo de uma vez.

DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop DSi Shop

Navegador Opera

Navegar pela Internet no DS ou no PSP nunca foi uma experiência muito agradável e o novo navegador Opera (gratuito!) do DSi não consegue escapar desta tendência. Há uma porrada de motivos, é lógico. O DSi adota a interface do navegador do DS, proporcionando a você uma visão ampla da tela superior e uma visão aproximada embaixo. Mas devido à tela de baixa resolução, nenhuma visualização é muito legível com fonte pixelada (é sério, qual foi o último aparelho que você viu que NÃO tenha sido feito pela Nintendo nos últimos 10 anos com fontes pixeladas? Isso parece tão eletrônica do início dos anos 90). Não há suporte para Flash, mas isto era basicamente esperado mesmo. Mesmo ignorando estes problemas, dar uma lida pelo Gizmodo no aparelho rapidamente detona a memória do sistema. Você acaba ficando com uma página em branco e uma tela de erro, com o navegador completamente inutilizável.

Mas você sabe o verdadeiro crime do navegador Opera do DSi? Algum garoto terá sua primeira incursão na pornografia online com este troço. E a experiência será muito mais traumática do que o dia quando ele perder sua virgindade.

DSi Browser DSi Browser DSi Browser DSi Browser DSi Browser DSi Browser DSi Browser

Ah sim, claro, jogando os JOGOS
Quanto à experiência em si de jogar no DSi, o carregamento dos títulos de DS não é mais rápido a ponto de se notar, apesar do processador interno ser quase o dobro da velocidade.

No entanto, nós testamos dois títulos do DSiWare e pelo menos há uma boa promessa na nova plataforma.

WarioWare: Snapped! (5 dólares) é como qualquer típico jogo WarioWare (o que significa que na verdade é uma coleção de minijogos frenéticos), mas você usa a câmera do DSi para controle de movimento. Quando as coisas funcionavam, era divertido reposicionar a sua cabeça para pegar um chapéu em queda, ou agarrar moedas antes do sinal tocar. Mas ele também evidencia as limitações da câmera do DSi. Com frequência, em diversas situações diferentes de iluminação, nós simplesmente não conseguíamos fazer com que a câmera/jogo reconhecesse rostos/mãos. E, nestes casos, o jogo não passa de uma tortura contorcionista conforme você tenta se alinhar com a câmera do DSi e a fonte de luz.
Spoiler: o jogo usa um truque que temos certeza que outros copiarão. Ele tira fotos de você no meio do jogo e as exibe quando o jogo é completado. A ideia é tanto brilhante quanto engraçada e a gente acha que é muito pesado em termos de recursos para ser possível no antigo DS, mesmo que tivesse uma câmera. Ah, e você pode jogar por boa parte do jogo em alguns poucos minutos.

Brain Age Express: Math (8 dólares) é essencialmente as seções de matemática do Brain Age 1 e Brain Age 2 trazidas para o seu próprio jogo. É uma boa pedida se você só estava querendo melhorar a parte de matemática do seu cérebro em detrimento dos seus conhecimentos lingüísticos de inglês. Há também alguns minijogos dentro que fazem você atuar e fazer caras e bocas para a câmera do DSi. Não fazemos ideia de qual parte do seu cérebro isto treina.

Não há nada de inerentemente errado com qualquer um destes jogos, mas tenha em mente que eles são essencialmente minijogos dentro de um sistema que já é baseado em minijogos. O DSi poderia transformar o ato de jogar DS em algo assustadoramente granular. Mas, pensando bem, a qualidade dos jogos de 2 a 5 dólares do DSiWare já parece superar bastante os jogos que você consegue no iPhone pelo mesmo tanto.

Por Que Trocar de Aparelho
•    Você quer ter acesso à DSiWare (minijogos/aplicativos baixáveis)
•    O DS Lite é muito estreito para as suas mãos
•    Você adora telas gigantes
•    A Nintendo lançará jogos completos que tenham funcionalidades específicas do DSi
•    Você gosta de coisas novas

Por Que Ficar com o DS Lite
•    O DS Lite custa (lá fora) 130 dólares, 40 dólares a menos que o DSi
•    Ele aceita os antigos cartões R4 e outros carregadores de ROM
•    Maior duração de bateria (máximo de 19 horas X máximo de 14 horas)
•    Você é racista e só joga em consoles brancos

Mesmo sem uma entrada para GBA e algumas inconveniências com relação à nossa coleção “quase legítima” de ROMs, nós sem dúvida preferimos o DSi ao DS. O sistema operacional é funcionalmente e visualmente menos confinado e o hardware transmite uma sensação melhor nas suas mãos. Mas não desembolsaríamos mais 170 dólares para trocar de aparelho.

O DSi é um DS apenas pouquinho melhor, um upgrade moderado que está mais pro estilo da Sony do que da Nintendo. Este não é o salto que você viu do DS original para o DS Lite: está mais para o salto dado entre o PSP2000 e o 3000, ou o GBA para o GBA SP.

Digamos que a Nintendo poderia muito bem trocar o nome do DSi para DS Ligeiramente Mais Lite.

Na verdade, o aparelho em si não pode justificar a etiqueta de 170 dólares – não há como este sistema custar à Nintendo 40 dólares a mais por unidade para fabricar do que o DS Lite quando ele foi lançado. O que você estaria realmente fazendo ao comprar o DSi é subsidiar os custos da Nintendoo em lançar e operar a DSiWare (mais uma vez, um custo que não deveria chegar a 40 dólares).

Não há nenhuma dúvida de que a DSiWare será uma plataforma séria por si só. A questão é: quanto tempo levará este desenvolvimento e quanto esta plataforma vale pra você?

Por ora, ela tem um bocado de jogos e aplicativos. Então a nossa resposta seria: não muito.

blue_dsi_0006 blue_dsi_0008 blue_dsi_0014 blue_dsi_0012 blue_dsi_0010 blue_dsi_0009 blue_dsi_0013 blue_dsi_0005 blue_dsi_0011 blue_dsi_0015 blue_dsi_0007