A LG está lançando no mercado brasileiro o notebook LG P300-S, e tive o enorme prazer de colocar as mãos nele para um test-drive. A primeira impressão que tive foi "EU QUERO UM DESSES!" Mas vendo o preço e pensando nos seus concorrentes (como o MacBook Air), tive que fazer uma meditação mais profunda a respeito dele.

Logo de cara, o P300 chama a atenção pelo seu design. A tampa do notebook possui um desenho meio "marmorizado", com a lateral traseira em aço escovado. Não lembra nada aqueles notebooks 100% plástico! Além disso, seu tamanho compacto (31,5 X 23,6 X 2,1 cm) e seus míseros 1,6 kg chamam muita a atenção quando você vai pega-lo pela primeira vez. Na foto, dá para comparar o tamanho dele com um Positivo Mobo (monitor de 7′) e um Compaq de 15′.

O melhor do netbook e do notebook
Apesar de seu tamanho compacto, seu monitor de 13,3′ e definição de 1280×800 navega tranquilamente pela internet, sem ter rodar a barra horizontal do navegador. Outro problema, muito comum em netbooks, é a adaptação ao teclado. Como ele é do tamanho de um teclado padrão, não encontrei problemas para digitar. Para completar minha alegria, o Shift esquerdo não é reduzido nem fica ao lado da seta para cima (eu ODEIO isso nos micros da Compaq!)

Outra vantagem dos netbooks, presente no P300-S, é a duração da bateria. Usando para trabalhos básicos (navegar na internet, editar documentos no Office, etc), ela agüentou aproximadamente 3:30 horas. Já para aplicações mais pesadas (jogos, editar vídeos, etc), a duração da bateria foi aproximadamente 1:30. Isso é bem acima do esperado.

Ótimo desempenho

As características de netbook param por ai. O P300-S é equipado com um processador Intel Core 2 Duo T8100 (3MB L2 Cache, 2.1GHz 800MHz FSB), placa de vídeo NVIDIA GeForce 8400M GS (128MB VRAM), 2GB de memória RAM DDR2, 250 GB de HD, etc etc etc (tudo do bom e do melhor – maiores detalhes do site da LG), o que o torna uma excelente máquina para você ter em casa, substituindo tranquilamente um desktop.

Segundo o "Indice de experiência do Windows Vista", o hardware obteve 5.1 de processador, 4.9 de memória RAM, 4.0 de elementos gráficos, 4.6 gráficos 3D e 5.1 de HD, ou seja, dá para rodar tranquilamente a maioria dos jogos/softwares sem maiores problemas de performance ou solavancos.

Problemas
Para deixar um computador compacto, obviamente alguma coisa teve que sumir, e o escolhido foi o DVD-ROM. Isso não chega a ser um problema por 3 motivos: 1- o notebook acompanha um pequeno leitor/gravador de DVD externo; 2- quantas vezes você usou o drive óptico para alguma coisa nos últimos dias?; 3- O futuro da computação está nas nuvens!

O problema que isso acarreta é outro: Com uma porta USB ocupada para um provável mouse e outro para o drive externo, sobra somente 1 porta para pendrive/scanner/teclado/iPod/etc… Mesmo não usando tudo de uma vez, um hub USB será item obrigatório!

Por fim, o maior dos problemas é o preço! O valor sugerido pela LG é R$4.990,00, e nesta faixa existem ótimos concorrentes como o badalado Mac Book Air (R$5.599,00).

Conclusão
O S300-S possui um ótimo hardware. Se você está procurando um micro potente para poder usar em casa, mas que possa ser levado para lá e para cá sem ocupar muito espaço, esta é uma ótima sugestão. Mas tenha em mente que por este valor você pode comprar um ótimo desktop, um notebook simples e um netbook "popular”.

Prós

  • Design elegante
  • Pouco peso
  • Tamanho reduzido
  • Configuração poderosa
  • Bateria com ótima autonomia
  • Saída HDMI para TVs de alta definiçãoSistema operacional, teclado, manual, e maioria dos programas instalados em português!
  • Microfone embutido
  • Silencioso
  • LCD de ótima qualidade
  • Saída de vídeo analógica suporta definições de até 1680 X 1050

Contras

  • Preço
  • Quase tive que apelar para uma pinça para tirar o cartão SD do slot (não possui um "empurra – solta")
  • Windows Vista pré-instalado (isso pode ser pró ou contra, dependendo do usuário)
  • Porta de rede ao lado da entrada da fonte – Conheço uma pessoa descuidada que queimei, errrrr, quero dizer, queimou uma porta USB ao tentar conectar a fonte rapidamente.
  • Webcam com qualidade de "câmera de celular"

Pense nisso antes de comprar
– Para usar em casa, muitas vezes um monitor de 13,3′ não satisfaz.
– Ele possui drive de DVD externo. Talvez isso mais atrapalhe do que ajude na hora de transportar.
– Não possui saída digital para monitor LCD.

PS: Uma coisa que eu não me conformo nesses notebooks compactos (todos, não somente deste) é que os tamanhos das fontes de energia continuam iguais desde o lançamento do primeiro notebook!!!

[LG]