A partir de 2015, por menos de US$ 2.000, você poderá comprar seu próprio robô japonês com emoções. Conheça o Pepper.

Desenvolvido pelo SoftBank, o Pepper foi apresentado recentemente em Tóquio e foi projetado para diversos fins – seja auxiliando consumidores em uma loja, ou até mesmo dando uma ajuda nas tarefas domésticas. Até aí, nada de especial.

O que diferencia este de outros robôs é a sua capacidade de identificar emoções. A partir de um “motor emocional” alimentado por uma inteligência artificial armazenada na nuvem, o robô simpático oferece feedback emocional a partir das suas experiências. Então, dependendo do que uma pessoa falar com ele, ele pode ter reações diferentes.

Criado em parceria com a empresa francesa de robótica Aldebaran, o robô não é muito alto – ele mede cerca de 1m20 e pesa cerca de 30kg. Ele usa uma bateria que, segundo seus criadores, aguenta até 12 horas. No seu peito está uma tela, e seus braços se movem em várias direções, como pode ser visto no vídeo abaixo:

As primeiras unidades do Pepper serão instaladas em lojas no Japão já a partir dos próximos dias. Mas, até ele chegar aos lares japoneses ainda levará um tempo – a expectativa é que o início da venda para consumidores comece em fevereiro do ano que vem. [The Next Web, The Verge]