Jesusdepatinseelastanocristo-vivo. Eu vi este vídeo, de um jedi robô fazendo todo tipo de objeto flutuar através de trajetos completos no ar, já umas 10 vezes, e ainda não consigo acreditar no que estou vendo. Mas ele é 100% real, e tão impressionante quanto o BigDog.

O Airbot não usa nenhuma bruxaria, só um jato de ar giratório controlado por computador, "movido usando uma válvula de corrente contínua controlada por motor" e chegando a até 620kPa. O que pra mim soa como bruxaria, mas enfim.

Ele foi desenvolvido na Universidade de Illinois por Aaron Becker e Robert Sandheinrich, auxiliados pelo professor Timothy Bretl. O fluxo de ar consegue levantar qualquer objeto esférico e não esférico de até 188 gramas e 97mm de raio. Isso inclui uma bola de pingue-pongue, uma garrafa d’água, uma maçã, uma laranja, ou uma cebola — que é até descascada pela máquina.

Parece uma pegadinha de Primeiro de Abril, mas a "Manipulação Automatizada de Objetos Esféricos em Três Dimensões Usando-se um Jato de Ar Giratório" foi apresentada oficialmente na IROS 2009, a Conferência Internacional IEEE/RSJ sobre Robôs e Sistemas Inteligentes de 2009. De acordo com o artigo, o robô-jedi poderia ser utilizado para lidar com partes pequenas ou com objetos delicados em linhas de produção. [Universidade de Illinois via IEEE via BotJunkie]