_Ciência

Será que o Facebook vai comprar os mapas da Nokia?

Esta semana, o Facebook começou a testar mapas da Nokia em sua versão web para smartphones, e também em apps como Instagram e Messenger.

Este ano, a Nokia confirmou sua intenção de vender o Here Maps, que é valioso mas dá bastante prejuízo. E esta semana, o Facebook começou a testar mapas da Nokia em sua versão web para smartphones, e também em apps como Instagram e Messenger.

Será que o Facebook iria adquirir a divisão Here da Nokia? É possível! De acordo com o TechCrunch, a rede social está entre os possíveis compradores.

Não seria algo totalmente inesperado. O Facebook ganha dinheiro com propaganda, e oferece anúncios baseados em locais específicos. Assim, em vez de dependerem de terceiros, eles podem ter um serviço próprio de mapas. E eles certamente têm US$ 2 bilhões sobrando para comprar o Here.

Segundo o TechCrunch, a lista de interessados também inclui Apple, Samsung, Yahoo, Uber, Baidu, Alibaba, Tencent e um consórcio de fabricantes de automóveis.

Curiosamente, a Microsoft parece não estar interessada. O Here está por trás do Bing Maps, e ganhou destaque com o Windows Phone – o app foi depois foi levado ao Android e iOS. Ele também está presente em sistemas como Firefox OS, Fire OS (da Amazon) e Sailfish.

O serviço de mapas é usado em carros da Ford e BMW. Ele também é licenciado pelo Yahoo, Uber, Foursquare, entre outros.

A Nokia comprou a empresa de mapas Navteq em 2007, mas não conseguiu torná-la um negócio lucrativo desde então: o Here Maps deu prejuízo de US$ 1,4 bilhão no ano passado.

Por isso, a Nokia planeja vender essa divisão, e se concentrar em instalar redes de telefonia pelo mundo. (No mês passado, ela até comprou a concorrente Alcatel-Lucent.) Quem você gostaria que comprasse o Here Maps? [TechCrunch]

Foto por Nokia

Sair da versão mobile