_Windows

[Rumor] Nokia McLaren é o sucessor do Lumia 1020 com gestos de Kinect

Desde o Lumia 1020, lançado há cerca de um ano, não vimos Windows Phones com câmeras tão imponentes quanto aquele sensor de 41 megapixels. Mas segundo The Verge e WPCentral, o Nokia McLaren será o próximo aparelho da Microsoft com câmera enorme, e mais: comandos por gestos semelhantes aos do Kinect. Por enquanto, ainda não […]

A câmera do Lumia 1020.

Desde o Lumia 1020, lançado há cerca de um ano, não vimos Windows Phones com câmeras tão imponentes quanto aquele sensor de 41 megapixels. Mas segundo The Verge e WPCentral, o Nokia McLaren será o próximo aparelho da Microsoft com câmera enorme, e mais: comandos por gestos semelhantes aos do Kinect.

Por enquanto, ainda não sabemos quantos megapixels terá o McLaren (codinome interno), mas o Verge diz que ele possui “uma protuberância semelhante [à do Lumia 1020] na traseira para uma câmera potente”.

O destaque fica para o que chamam internamente de 3D Touch ou Real Motion. São controles por gestos que, segundo o The Verge, incluem:

Sim, a maioria desses recursos já está presente nos modelos mais recentes da linha Galaxy S, da Samsung, mas há uma diferença crucial aqui: a Microsoft/Nokia está usando sensores dedicados, em vez de apenas combinar a câmera frontal ao acelerômetro – algo que nem sempre funciona bem.

Com os sensores de movimento, também seria possível usar as laterais do celular para interagir com o sistema: por exemplo, para dar zoom, bastaria deslizar seu dedo por uma das bordas. O WPCentral diz que o aparelho conseguirá até criar mapas de calor, assim como o Kinect.

O 3D Touch também cria uma nova forma de interagir com blocos dinâmicos. É o MixView, inspirado em uma antiga função do Zune:

O WPCentral diz que funciona assim:

… quando o dedo paira acima do bloco dinâmico, ele se mexe um pouco… Ao pressionar para baixo no ar (sem tocar no bloco), ele “explode” em muitos blocos menores – até oito com diferentes tamanhos – e cada um exibe um conteúdo específico do app. Por exemplo, o bloco de um contato poderia exibir seu número de telefone, último e-mail, uma mensagem de texto, fotos etc.

De novo, isso lembra um recurso da Samsung, o Air View; resta ver como ele será implementado – e se funcionará melhor.

O Verge lembra que a Nokia trabalha há tempos em um smartphone com 3D Touch, e até planejava lançar outro aparelho, o “Goldfinger” (codinome interno) – que agora é voltado apenas para desenvolvedores. A Microsoft está conversando com criadores de apps para adotarem suporte ao 3D Touch.

Segundo o WPCentral, o McLaren será lançado nos EUA em novembro, após uma atualização para o Windows Phone 8.1 que trará suporte ao 3D Touch. É esperar para ver. [The Verge e WPCentral via Engadget]

Sair da versão mobile