Segundo o Wall Street Journal, a Apple vai dar início ainda neste trimestre à produção de “um iPhone renovado e semelhante ao atual em tamanho e formato”. Ele deve ser lançado no verão americano, entre junho e agosto.

Se for mesmo verdade, isto significa que o iPhone teria um ciclo mais rápido desta vez. Desde 2011, a Apple só lança novos iPhones em setembro ou outubro. Depois que o iPad recebeu uma atualização inesperada no ano passado, com um novo processador, este seria o segundo chip consecutivo a ser lançado antes do prazo normal.

Além do possível iPhone 5S, o WSJ também diz que um iPhone “mais barato” também deve chegar no segundo semestre. Ele teria quatro polegadas e viria cores diferentes, talvez como o iPod Touch mais recente.

Enquanto isso, John Gruber – cujos rumores sobre a Apple costumam estar certos – diz que o iOS 7 está atrasado e, por isso, a Apple está deslocando parte da equipe de desenvolvimento do Mac OS X para trabalhar na próxima versão do seu OS móvel.

Se isso for verdade, não seria a primeira vez que a Apple teve que transferir desenvolvedores para trabalhar no iOS: em 2007, o Mac OS X 10.5 Leopard foi adiado por quatro meses para garantir que o iPhone fosse lançado no prazo.

Como o iOS agora está sob nova direção depois que Scott Forstall foi demitido, é bem crível que ele esteja demorando mais para ficar pronto. Rumores sugerem que o iOS 7 vai adotar um design mais plano sob o comando de Jony Ive. Ele deve aparecer em junho na Worldwide Developer Conference. [WSJ e Daring Fireball]