Nós ouvimos rumores antes que Samsung e Oculus estavam trabalhando juntas em um headset de realidade virtual. E o SamMobile – que geralmente acerta nos rumores sobre a coreana – vazou uma imagem e mais detalhes sobre o dispositivo.

Reforçando rumores anteriores, o Samsung Gear VR não deve oferecer realidade virtual sozinho: ele usaria um smartphone para tanto, diz o SamMobile.

A Samsung desenvolveu um design modular, permitindo que o usuário insira um dispositivo Galaxy no Gear VR usando USB 3.0. O efeito de realidade virtual é obtido rastreando os movimentos da cabeça, mas em vez de equipar o headset com sensores, a Samsung usa o acelerômetro, giroscópio e poder de processamento do smartphone…

Ou seja, ele deve lembrar bastante o Google Cardboard apresentado no evento I/O há algumas semanas. Mas na lateral, haveria um botão que permite ver o mundo ao redor através da câmera do smartphone, sem tirar o headset da cabeça. Também haveria um touchpad abaixo desse botão, para navegar na interface do smartphone.

>>> [Hands-on] Project Tango, do Google: realidade virtual no tablet é mais legal do que você imagina

O software seria desenvolvido pela Samsung em colaboração com a Oculus, criadora do sensacional Oculus Rift – e adquirida este ano pelo Facebook. O Gear VR ainda teria tela OLED, e seria compatível apenas com smartphones top de linha da própria Samsung – como o Note 3 e Galaxy S5, além de dispositivos futuros.

De acordo com o SamMobile, o Gear VR será anunciado em setembro na feira IFA, junto ao Galaxy Note 4. Talvez ele não custe muito, por ser um acessório para a linha Galaxy, mas vai saber! Aliás, quanto tempo até a Samsung lançar um Gear VR Mini ou Gear VR Active? [SamMobile via The Verge]