_Tecnologia

[Rumor] Samsung vai lançar um dispositivo de realidade virtual ainda este ano

Para quem já tem um monte de smartphones, alguns relógios de pulso inteligentes e pode estar preparando um par de óculos inteligentes, é até esperado que a Samsung também esteja de olho no mercado de realidade virtual. E, segundo o Engadget, a coreana prepara um dispositivo na categoria para bater de frente com o Oculus […]

Para quem já tem um monte de smartphones, alguns relógios de pulso inteligentes e pode estar preparando um par de óculos inteligentes, é até esperado que a Samsung também esteja de olho no mercado de realidade virtual. E, segundo o Engadget, a coreana prepara um dispositivo na categoria para bater de frente com o Oculus Rift e o Project Morpheus, da Sony.

Fontes dizem ao Engadget que não apenas a Samsung já desenvolve seu aparelho de realidade virtual como também pretende lançá-lo ainda em 2014 – a coreana acredita que isso é fundamental para bater os dois futuros concorrentes no mercado.

Como será o gadget? Em protótipos, ele tem tela OLED e deve se conectar a smartphones com o uso de fios – a realidade virtual depende do imediatismo e, por isso, uma conexão com fio é muito mais confiável do que uma wireless. Apesar de protótipos citados pelo Engadget rodarem com os smartphones Galaxy flagship (Note 3 e Galaxy S5), o modelo final deve ser compatível com dispositivos Galaxy ainda não lançados.

Esse dispositivo não deve rodar o Tizen, o sistema operacional desenvolvido internamente pela Samsung e presente nos relógios de pulso Gear, e sim o Android. O motivo é simples: a Samsung pretende vendê-lo como um aparelho para jogos, e assim, a variedade já lançada no sistema do Google poderia ser uma vantagem. Ou não. Adaptar jogos para realidade virtual não é uma tarefa muito simples, e desenvolvedores ainda precisam conhecer a nova forma de mídia para saber como exatamente criar jogos que aproveitem o máximo da realidade virtual.

Ao ser questionada pelo Engadget, a Samsung soltou sua frase oficial para boatos: “A Samsung não comenta rumores ou especulações”. Por mais que não seja surpreendente que a Samsung se interesse pela realidade virtual, não podemos afirmar que de fato esse dispositivo existe. E, mesmo que exista, não há garantias de que um dia chegará às lojas. [Engadget]

Sair da versão mobile