Pegando funções do Galaxy Tab e do Galaxy Note de 5,3 polegadas, o novo Galaxy Note de 10,1″ é um tablet – sem função de telefone, claro! – voltado precisamente para os mais criativos. O tablet com Ice Cream Sandwich vem com uma caneta S Pen para desenhar ou escrever anotações, e você pode dividir a tela em duas áreas: uma para conteúdo – como uma página da web ou livro – e outra para escrever suas anotações.

O hardware parece interessante: processador dual-core de 1,4GHz (de novo, nada de quad-core), 1GB de RAM, câmera traseira de 3MP com flash LED, câmera frontal de 2MP, e escolha entre modelos de 16GB, 32GB e 64GB. Com 583g, o Galaxy Note 10.1 tem 8,9mm de espessura e bateria de 7.000mAh.

Os apps inclusos com o novo tablet incluem um S Note melhorado em relação ao Galaxy Note original, com maior suporte a escrita cursiva, templates e até “assistente de formas”, para ajudar você a desenhar um círculo perfeito, por exemplo. O tablet vem com versões do Adobe Photoshop Touch e Ideas (para desenho vetorial) compatíveis com a caneta stylus.

E sobre a caneta: a S Pen é um acessório opcional do Galaxy Note (pois é), e o tablet não tem nenhum espaço para você guardar a caneta, como no Galaxy Note. A S Pen é sensível à pressão: escreva com mais força e os traços ficam mais grossos.

Lançamento e preço do tablet – e da caneta – ainda não foram divulgados. [Samsung via PC World]