_Tecnologia

Samsung cita “2001: Uma Odisseia no Espaço” no caso contra Apple

A Apple está prensando a Samsung na parede da justiça alegando que os coreanos usurparam o design do iPad para criar o Galaxy Tab. Até então, a disputa estava boa para a Apple. Mas a Samsung tem uma carta na manga: a Apple copiou a ficção científica. Ou pelo menos é o que diz a […]

A Apple está prensando a Samsung na parede da justiça alegando que os coreanos usurparam o design do iPad para criar o Galaxy Tab. Até então, a disputa estava boa para a Apple. Mas a Samsung tem uma carta na manga: a Apple copiou a ficção científica.

Ou pelo menos é o que diz a Samsung. O expert em patentes Florian Mueller noticiou algo estranho no contra-ataque da Samsung americana: eles argumentam que a ideia do iPad existe desde 1968, quando Stanley Kubrick bolou seu clássico da ficção científica. E no mundo das leis de patentes americanas, se a ideia existiu antes de você patentear algo — algo chamado de arte prévia — sua patente é nula. Então, basicamente, a Samsung está apelando para uma manobra legal no caso, alegando que eles não podem ter roubado o design do iPad, já que a Apple o copiou de um filme de ficção científica espacial e imaginário:

Em anexo como Exibição D temos uma cópia correta e verdadeira de uma cena do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968, dirigido por Stanley Kubrick. Em um clipe do filme que dura cerca de um minuto, dois astronautas estão comendo ao mesmo tempo em que usam computadores pessoais em forma de tablet. Sobre o design defendido pela Patente D’889, o tablet exibido no clipe tem formato retangular com tela predominante, bordas estreitas, uma superfície frontal predominantemente plana, uma superfície traseira preta (que fica evidente porque os tablets estão em cima de uma mesa plana), e um formato fino.

Mueller disse que seria “surpreendente” se a corte engolir algo assim. Mas a Samsung realmente tem um ponto, mesmo que seja bem fútil. O problema com o design radicalmente minimalista da Apple é que é difícil dizer que há algo terrivelmente singular nos aparelhos. O que é diferente do design de, digamos, uma Lamborghini, que é diferente e icônica. E por causa dos detalhes, o design industrial impressionante da Apple é marcante pelo fato de ser praticamente invisível.

Todos os tablets são basicamente retângulos com uma parte de vidro. A maioria dos smartphones são basicamente pequenos retângulos com uma parte de vidro. A Apple certamente tornou esse design popular com o iPad e o iPhone, respectivamente, mas eles inventaram isso? Com uma forma tão vaga, é difícil provar que sim. E se o reino da ficção científica for um golpe justo, a disputa com Samsung — e outras empresas que a Apple deseja enfrentar — podem ficar mais simples. Nunca pensei que o design da Era Espacial e do futurismo seria fator decisivo no presente. [FOSS Patents via 9to5Mac]

Sair da versão mobile