A Samsung lançou quatro novos celulares rodando Gingerbread: o Galaxy W, Galaxy Y, Galaxy M Pro e Galaxy Y Pro. Se essa sopa de letras não faz muito sentido pra você, não se preocupe: estamos meio confusos também. Mas os aparelhos são interessantes!

A Nokia acertou ao simplificar sua convenção e usar apenas quatro letras de aparelhos já consagrados: C (produtos “centrais”), X (com foco em entretenimento social), E (focado em negócios e produtividade) e N (aparelhos mais avançados). Aí eles resolveram jogar isso pela janela e adotar uma convenção confusa apenas com números – o 500, o 700, o 701 e o 600.

Agora é a vez da Samsung dar um nó em nossos cérebros, com explicações meio fora do sério. Vejamos as cinco novas linhas da Samsung:

– Galaxy S: “super smart”, aparelhos top de linha. Esse não confunde, a gente já conhece! É a linha com o melhor Android que existe hoje.
– Galaxy R: “refinado” ou “real” (de nobreza), uma linha premium mas não a melhor.
– Galaxy W: “wonder” (maravilha), que ainda não é mediana, é “de alto nível” segundo a Samsung.
– Galaxy M: “mágico” (serião!), finalmente a linha mediana de smartphones.
– Galaxy Y: “young” (jovem), voltada para jovens; é o low-end.

Ou seja, entre os novos Galaxy Y e o Galaxy M Pro, qual você escolheria? Nenhum dos dois, pois o Galaxy W obviamente é mais potente. Uhm…

OK, a convenção é meio confusa, mas a Samsung nos oferece quatro novos Android bem interessantes. O Galaxy W tem processador 1,4GHz de um núcleo, tela LCD de 3,7″ e resolução 480×800, e duas câmeras – 5 MP com flash LED atrás, e uma VGA na frente. O Galaxy Y é mais simples (claro!), com processador de 832MHz, tela de 3″ com resolução 320×240, e uma câmera de 2MP sem flash.

Os modelos Pro têm teclado físico. O Galaxy M Pro tem trackpad ótico (como o BlackBerry), além de processador de 1GHz de um núcleo, tela LCD de 2,66″ com resolução 480×320, e duas câmeras – traseira com 5 MP e flash LED, e frontal VGA. Por sua vez, o Galaxy Y Pro tem processador de 832MHz, tela de 2.6″ com resolução 320×240, e uma câmera de 3 megapixels.

Todos eles rodam Gingerbread (Android 2.3) com interface TouchWiz da Samsung, têm suporte a Bluetooth 3.0 e rádio FM. O This Is My Next traz uma lista mais completa das especificações de cada aparelho. Pena que a Samsung Brasil ainda não tem previsão de lançá-los por aqui, pelo menos por enquanto. [Samsung via PC World e This Is My Next]