_Samsung

Samsung anunciou, em média, um novo Galaxy a cada sete dias em 2014

Se você tem a impressão de que vê um novo smartphone ou tablet da Samsung a cada semana, é porque isso acontece mesmo.

Se você tem a impressão de que vê um novo smartphone ou tablet da Samsung a cada semana, é porque isso acontece mesmo. Fizemos as contas e comprovamos: em 2014, a Samsung anunciou um novo aparelho da linha Galaxy a cada 7 dias, em média.

Ao longo do ano, foram anunciados 38 smartphones com Android, onze tablets e a Galaxy Camera 2. Fazendo as contas, temos uma média de um novo Galaxy a cada 7,3 dias.

Além desses dispositivos, a Samsung lançou uma pletora de smartwatches – Gear 2, Gear 2 Neo, Gear Fit, Gear Live, Gear S – mais um Windows Phone e alguns dumbphones.

Entre 2012 e 2013, a Samsung anunciou um novo Galaxy a cada 10 dias, em média.

A Samsung abusa especialmente ao lançar muitos smartphones, e isso a prejudicou este ano. Com a estratégia de lançar qualquer coisa para ver o que dá certo, a empresa perdeu o foco e perdeu espaço no mercado extremamente competitivo da China, onde a disputa com marcas locais – como Lenovo e Xiaomi – é muito intensa.

Resultado: no segundo trimestre, o lucro líquido da Samsung caiu pela primeira vez em quase três anos. No terceiro trimestre, a coreana sofreu queda de 8% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o mercado de smartphones cresceu 25%, de acordo com a IDC.

Por isso, a Samsung prometeu lançar menos smartphones no próximo ano. Robert Yi, vice-presidente sênior da Samsung Electronics, disse em novembro: “vamos reduzir o número de modelos de smartphone em 25% a 33% em 2015”. Em um documento, a empresa diz que “vai se concentrar em modelos estratégicos simplificados para cada categoria de preço”.

Concorrência

Como você pode ver abaixo, ninguém da concorrência lança tantos smartphones quanto a Samsung. Este ano, ela anunciou mais modelos do que Motorola, Sony e Nokia/Microsoft somadas:

A LG também anunciou muitos smartphones em 2014, mas oito deles são exclusivos de operadoras americanas, como Verizon ou Virgin Mobile. Ou seja, ela não está exatamente inundando o mercado. (A tabela que não conta os modelos exclusivos de operadora está disponível neste link.)

A Samsung também não se conteve com os tablets. Foram 11 modelos das linhas TabPro, NotePro, Tab 4, Tab S e outras. Durante o ano, a Apple lançou dois novos iPads (Air 2 e Mini 3). Ambas as empresas estão sofrendo com a menor demanda por tablets; a Samsung quer reverter isso com “tecnologias e designs diferenciados”.

Como contamos

Os dados são do PhoneArena e GSM Arena, e se referem à data em que cada aparelho foi anunciado oficialmente, não a data de lançamento no mercado – mas todos foram lançados. Não contamos aqui o Samsung Z, que roda Tizen e ainda não chegou ao mercado.

Não diferenciamos entre versões de 16GB/32GB/etc., nem entre diferentes cores. Além disso, se houver um Galaxy e uma versão quase igual, cuja maior diferença seja o suporte a dual-chip, ambos são contados como um só. Por exemplo, o Galaxy Note 4 e Note 4 Duos são considerados um só modelo.

Modelos 4G são contados separadamente se suas especificações forem diferentes – é o caso do Galaxy Core e Galaxy Core LTE, por exemplo.

Abaixo segue a longa lista de Galaxies anunciados em 2014. Esquecemos algum?

Samsung Galaxy A3
Samsung Galaxy A5
Samsung Galaxy S5 Plus
Samsung Galaxy Core Prime
Samsung Galaxy Grand Prime
Samsung Galaxy V
Samsung Galaxy Tab Active
Samsung Galaxy Note Edge
Samsung Galaxy Note 4
Samsung Galaxy Alpha
Samsung Galaxy Ace NXT
Samsung Galaxy Mega 2
Samsung Galaxy S5 mini
Samsung Galaxy Star 2
Samsung Galaxy Young 2
Samsung Galaxy Ace 4
Samsung Galaxy S5 Sport
Samsung Galaxy S5 LTE-A
Samsung Galaxy Pocket 2
Samsung Galaxy Tab S 10.5
Samsung Galaxy Tab S 8.4
Samsung Galaxy S5 Active
Samsung Galaxy K zoom
Samsung Galaxy Core 2
Samsung Galaxy Beam 2
Samsung Galaxy S3 Neo
Samsung Galaxy Ace Style
Samsung Galaxy Tab 4 7.0
Samsung Galaxy Tab 4 8.0
Samsung Galaxy Tab 4 10.1
Samsung Galaxy S3 Slim
Samsung Galaxy S4 Value Edition
Samsung Galaxy S5
Samsung Galaxy Core LTE
Samsung Galaxy S III mini Value Edition
Samsung Galaxy Note 3 Neo
Samsung Galaxy Grand Neo
Samsung Galaxy Tab 3 Lite
Samsung Galaxy NotePRO 12.2
Samsung Galaxy Tab Pro 8.4
Samsung Galaxy Tab Pro 12.2
Samsung Galaxy Tab Pro 10.1
Galaxy S Duos 3
Galaxy Star 2 Plus
Galaxy W
Galaxy Core Lite LTE
Galaxy Camera 2 GC200
Galaxy Star Trios S5283
Samsung Galaxy Avant (só para T-Mobile)
Samsung Galaxy Centura (só para TracFone)

Imagem via Ars Technica

Sair da versão mobile