Às vezes, as empresas fazem coisas estúpidas para promover seus produtos. Um comercial bobo aqui, uma ação de marketing ridícula ali, tudo bem, mas às vezes passam do limite. Foi o que fez a Samsung, que acaba de ser multada em 340 mil dólares em Taiwan por pagar ilegalmente pessoas para detonar a HTC em fóruns.

A multa vem depois de a FTC de Taiwan abrir uma investigação sobre as práticas de marketing da Samsung em abril passado. A comissão estava examinando especificamente as denúncias de que a Samsung tinha usado um “grande número de escritores contratados e funcionários designados” para “destacar os defeitos de produtos concorrentes”, produtos estes que, por acaso, tinham todos um logo da HTC. Estas denúncias se confirmaram –até mesmo a Samsung admitiu — e agora a empresa vai ter que pagar.

O que é pior que o astroturfing descarado da Samsung é que eles parecem incapazes de largá-lo. Há algumas semanas, a Samsung foi pega subornando pessoas para falar sobre sua competição de desenvolvedores em fóruns online. Eles ainda não descobriram esses truques não funcionam? [AP]

Imagem via Flickr/opopododo

Atualizado às 19h26