O Google finalmente puxou as cortinas e revelou seu novo celular, o Nexus S, produzido pela Samsung, que nós já comentamos algumas vezes. Ele tem uma tela de 4 polegadas com resolução WVGA, processador Hummingbird de 1GHz e é o primeiro aparelho com a mais recente versão do Android, o 2.3, ou Gingerbread.

O Nexus S tem 16GB de espaço interno e 512MB de RAM, além de contar com giroscópio e suporte à ligações via VoIP. Sua câmera traseira tem 5MP e há uma câmera frontal com resolução VGA. A tela de 4 polegadas, que ganhou o nome de “Contour Display”, é curvada para se adaptar melhor ao rosto do usuário durante ligações.

O TechCrunch já brincou com o aparelho e no geral só tem coisas positivas a dizer:

O resumo da história é: se você é um usuário do iPhone, esse aparelho não fará você mudar de sistema. Se você é um usuário de Android, você irá querer esse celular mais do que qualquer outro. Se você não está em nenhum desses sistemas, nós recomendamos que você vá de Nexus S. Ele é melhor que o iPhone em vários sentidos. Se por um lado você não terá uma tela tão impressionante, nem um sistema tão suave e prático assim, o Nexus S é ótimo em não fazer as ligações caírem, além de contar com os sensacionais aplicativos do Google, como o Navigation e o sistema de busca por voz.

Mas eles também comentam que “a construção parece um pouco barata, diferente da aparência sólida do iPhone e de outros aparelhos com Android”.

A venda do Nexus S começa nos EUA no dia 16 de dezembro, pela operadora T-Mobile ou de forma desbloqueada pela loja Best Buy ou direto pelo site do Google. [Nexus S