Terminou agora há pouco a conferência de Satoru Iwata, presidente da Nintendo, na Games Developers Conference. Ele mostrou os números que estamos cansados de ver, que mostram a supremacia do Wii sobre as outras plataformas da geração, mas dessa vez com o famoso plus a mais. Em um gráfico, a base instalada de cada console:  "Wii: 40 milhões / Xbox 360: 23 milhões / PS3: 16 milhões / Wii Balance Board: 14 milhões". Iwata diz esperar que a balança do Wii Fit ultrapasse o console da Sony. Viu? Quem mandou ser grande e gordo num mundo de obcecados pela boa forma? Um novo Zelda, suporte a SD Card de até 32 giga e joguinhos de arcade também estavam entre as novidades de Iwata.

A apresentação começou com a demonstração de um novo jogo para a balança do Wii: Rock n Roll Climber, uma mistura de simulador de alpinismo com Guitar Hero, coisa que nós jogadores pedimos há anos! Aparentemente quando você chega ao fim da montanha, dá para tocar guitarra. 

Estranho. Foi anunciado também que finalmente poderemos guardar arquivos em cartões SD, e os jogos poderão ser acionados direto do menu do cartão de memória (Me parece um prato cheio para os crackers). Aparentemente, o Wii aceitará SDs de até 32gb, então os desenvolvedores não deverão mais se preocupar muito com o tamanho dos joguinhos para Wiiware. Falando neles, foram anunciados novos títulos para Final Fantasy (um sendo a continuação de "My life as a king", bem como o port da sequência de Final Fantasy IV (que virou jogo de celular no Japão) e de todos os títulos da série publicados no SNES, finalmente disponíveis por 5 dólares. Como diz o Kotaku: É, Square Enix, se você quiser nos surpreender, vai precisar de mais do que isso. Ainda sobre jogos baixáveis para Wii, foi anunciado o "Virtual Arcade". A idéia é a mesma do Virtual Console: jogue coisas antigas que você não consegue por não baixar emuladores pagando 5 ou 10 dólares.

O Nintendo DS ganhou bem mais espaço que o Wii, já que é a máquina de imprimir dinheiro oficial da Nintendo, com mais de 100 milhões de unidades vendidas no mundo (dado curioso: 47% das pessoas que compraram DS ano passado são mulheres). Para o DSi foi anunciado um jogo da série WarioWare que faz uso da câmera (criando momentos contrangedores) e o lançamento da App Store, ambas notícias que já sabíamos.

Como a conferência era em um encontro de desenvolvedores de jogos, Iwata gastou um tempinho para falar de Shigeru Miyamoto, o mais importante desenvolvedor de jogos da história. Ele falou como se Miyamoto fosse uma entidade, que sabia ver a diversão onde ninguém mais via, e como ele transformava seus hobbies (jardinagem, malhação) em coisas divertidas. Ele ainda brincou dizendo que sim, era verdade que alguns funcionários eram raptados durante o desenvolvimento dos jogos sob a batuta de Miyamoto. (Aplausos e risadas)

Zelda, uma das crias do mestre, aparecerá em um novo jogo par o Nintendo DS: Legend of Zelda, Spirit Tracks, uma sequencia de Phantom Hourglass. Aparentemnte ela fará uso do microfone do portátil. No trailer mostrado, Link aparece em cima de vagões de trem. Estranho.

E foi isso. Alguém se entusiasmou?

[Com Kotaku e Game Life]