Este caminhão carregava 1000 galões de ácido sulfúrico quando se acidentou em Bartow, Flórida, derrubando sua carga sobre a rodovia. O piloto teve queimaduras, pessoas e animais foram evacuados e um time para lidar com materiais perigosos entrou em cena. Mas a minha pergunta aí: quando ácido sulfúrico cai no asfalto,o asfalto derrete?

Eu sempre imaginei que, quando isso acontece, o asfalto começa a se dissolver e a estrada se transforma em uma gosma escura pronta para engolir qualquer coisa que estiver na superfície. Mas por mais sensacional que essa imagem possa parecer, não é o caso — felizmente! O asfalto é sim afetado pelo ácido, mas não derrete e não representa nenhuma erosão visível logo em seguida. O mesmo aconteceria com qualquer cimento na área.

Os efeitos reais

Mas ainda que não ocorra derretimento, o ácido sulfúrico acelera a corrosão desses materiais. Tal qual a chuva ácida, o ácido sulfúrico começará a corroê-los. Mas sendo uma quantidade muito maior e mais concentrada, o efeito será um pouco mais dramático com o tempo.

O solo da região será afetado também, tornando-se envenenado. Para resolver esse problema, parte do solo e todas as plantas afetadas tiveram que ser removidas. Para compensar a adição de ácido na área, os times de descontaminação tiveram que usar substâncias alcalinas. O alto pH alcalino, que pode ser carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio, compensa o baixo pH do ácido sulfúrico, trazendo-o para um nível mais próximo da neutralidade.

Claro, antes da limpeza começar tem que haver a evacuação da área por causa dos gases venenosos que sobem durante o derramamento. Neste caso foi ainda pior, porque o ácido foi misturado com pedras de sal que estavam sendo transportadas no mesmo caminhão. Quando combinados, eles resultado em cloreto de hidrogênio gasoso, uma substância muito mais perigosa que pode causar tosse e falta de ar pela inflamação do nariz, garganta e vias aéreas superiores.

A pergunta que não quer calar é por que este caminhão carregava dois componentes que, combinados, resultam em um gás tão perigoso. Não tenho ideia. Mas felizmente, com exceção do motorista, nada mais realmente grave aconteceu.