Não sabemos ao certo se isto é verdade, mas Yasuhiro Yamanaka da Sony Computer Entertainment diz que ele “projetou a interface com o usuário do PSP e do PS3 inteiramente sozinho”. Ou seja, você pode culpá-lo por tudo.

Em uma empresa normal, seria bastante difícil acreditar que um único homem projetou toda uma interface, especialmente uma tão grande, complexa e importante como a do PlayStation 3. Mas estamos falando da Sony. Eles são os caras que projetaram antes o hardware do PS3, depois jogaram os componentes em cima do cara do software, dizendo: “faça algo com isso”.

Se você é como o Mark (e muitos outros), você parabenizará o Sr. Yasuhiro Yamanaka por um trabalho bem feito. Se ele realmente criou tudo aquilo sozinho, é uma façanha e tanto. Se você é como eu e acha que a XMB é bonitinha mas funcionalmente horrível do ponto de vista de desenvolvimento de interfaces com usuários, você achará que este cara deveria contratar mais algumas pessoas para ajudá-lo no serviço. [LinkedIn via Superannuation via Joystiq]