_WTF

Uma tentativa frustrada de selfie resultou na destruição de uma estátua de 125 anos

Estátua de D. Sebastião em frente a estação ferroviária em Lisboa foi destruída após um jovem tentar tirar uma foto em cima dela. Péssima ideia.

Um jovem português tentou tirar uma selfie em cima de uma estátua de D. Sebastião em Lisboa, e as coisas não saíram nada bem: ele acabou derrubando e quebrando a peça de mais de 125 anos.

>>> Este pau de selfie que se transforma em case de smartphone nem é tão zoado quanto parece
>>> Mumbai proíbe selfie em 15 locais após mulher morrer afogada

A estátua de D. Sebastião é de autoria do escultor José Simões de Almeida e desde 1980 fica na entrada da estação do Rossio, na capital portuguesa.

A polícia local diz já ter identificado o jovem de 24 anos que causou o estrago, e a Infraestruturas de Portugal, empresa responsável pela gestão do patrimônio da estação, vai apresentar uma queixa-crime contra ele “que terá como base o valor da estátua assim como o custo de reparação”, segundo o Publico.

Restos da estátua de D. Sebastião. Crédito: Infraestrutura de Portugal via Público

D. Sebastião é um importantíssimo nome na história de Portugal que ganhou uma aura mística após sumir durante um combate na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, cuja crença ficou conhecida como como Sebastianismo – que consiste na ideia de que, um dia, D. Sebastião retornaria para livrar o povo português das garras da dinastia filipina que passou a comandar o país após o seu sumiço.

Apesar de toda a sua importância histórica, não existem muitas estátuas de D. Sebastião espalhadas pelo país – além da destruída existem outras duas em espaços públicos, segundo o Público. Uma na cidade de Esposende e outra em Lagos, de onde ele partiu para a batalha que nunca retornou.

O pior é que o estrago feito na obra foi tão grande que ela ficou completamente destruída. A ideia é colocar uma nova no lugar. Quando isso vai acontecer? Ninguém sabe. E, assim, os portugueses mais uma vez vão esperar o retorno de D. Sebastião.

[Público]

Foto via Ivo Gomes/Flickr

Sair da versão mobile