X-Men: Dias de um Futuro Esquecido conta com efeitos especiais bem impressionantes – afinal, trata-se de um filme de mutantes com uns robôs bem realistas. Esses robôs, aliás – os Sentinelas – merecem um destaque: seu processo de criação foi extremamente complexo, como explica Mike Seymour, da Wired, no vídeo abaixo (em inglês):

Em resumo, o complexo processo de animação envolveu mudanças de texturas individuais para milhares de escamas individuais dos Sentinelas – 100.385, para ser mais preciso. Um código bem elaborado foi escrito para isso, e permitiu que as escamas tomassem a forma necessária individualmente, e sem interferir nas outras. Assim, elas podiam mudar de forma ao serem atingidas por gelo ou fogo, por exemplo. No rosto, a equipe de efeitos visuais colocou 1.900 partes móveis, e elas precisaram de muita atenção, já que foram animadas manualmente.

Seymour explica com mais detalhes técnicos o processo no vídeo – se o seu inglês for bom, você pode conferir por conta própria. [Wired]