A Apple Brasil já fabricavende o iPhone 4 de 8 GB produzido na fábrica de Foxconn de Jundiaí-SP. E o iPad? Segundo o MacRumors, a empresa já está autorizada a vender o iPad brasileiro por aqui. Mas só o modelo antigo, iPad 2, o que nos leva à questão: a fábrica nacional será sempre uma geração atrasada?

Ainda não há sequer indícios da produção nacional do iPhone 4S ou mesmo do novo iPad, esse ainda no aguardo para ser homologado para só então começar a ser vendido. Mas só a versão importada, fabricada na China. Já o iPad 2, que faz tempo é comercializado no Brasil em todas as versões direto da China, agora ganhou uma “certificação” para ser produzido localmente, em Jundiaí, nas versões de 16 GB, únicas que sobram com a revitalização da linha. Só ele, nada de novo iPad made in Brazil, o que nos leva a cogitar que brasileiros, só iDevices de penúltima geração.

O Pedro já havia cantado a bola em alguns posts no passado e, caso essa informação do MacRumors se confirme, as peças se encaixam. O Brasil é um mercado bem grande e com impostos elevados (e, dizem, fatias de lucro suculentas), o que talvez justifique uma fábrica por aqui produzindo equipamentos “mid-range” para atingir (em tese) mercados sul-americanos que ainda sofrem com preços (bem) elevados. Os últimos lançamentos continuariam a vir da China para os early adopters e interessados em trocar de iPhone e/ou iPad todo ano, ou seja, nada mudaria para esse público.

Até o momento não há nada novo ou diferente no SGCH da Anatel, então é esperar para ver. Diferente do que acontece com o iPhone, o iPad 2 já teve descontos interessantes com o mero anúncio do novo modelo lá fora. Será que com a produção local teríamos o tablet da Apple, ainda que “defasado”, na mágica faixa de preço dos R$ 1.000? [MacRumors]