As punições da Anatel não adiantaram muita coisa e, pelo menos nos primeiros meses após ficarem proibidas de vender chips em alguns estados, as operadoras brasileiras continuaram oferecendo serviço de dados com qualidade insatisfatória.

A Anatel divulgou um relatório com informações sobre os serviços da TIM, Vivo, Claro e Oi nos meses de agosto, setembro e outubro de 2012. Nos serviços de voz, Claro e Vivo ficaram acima do exigido pela Anatel, enquanto TIM e Oi atingiram a mínima qualidade considerada satisfatória pela agência. Mas, em relação aos serviços de dados- envio de mensagens e a internet móvel – as quatro continuaram abaixo da meta.

O acesso à rede de dados chegou a melhorar em agosto e os clientes das operadoras conseguiam acessar a internet móvel e enviar e receber torbedos com mais facilidade, mas ele piorou em setembro e os problemas voltaram. A qualidade subiu mais um pouco em outubro mas continuou instatisfatória. Em todo o período analisado pela Anatel elas ficaram abaixo do exigido. [Folha]